Falas distorcidas de Lula são utilizadas para atacar religiões de matrizes africanas

Vídeo utiliza trechos manipulados de discurso realizado em agosto de 2021 e volta a circular às vésperas da eleição presidencial

oxe e fake - Falas distorcidas de Lula são utilizadas para atacar religiões de matrizes africanas
Compartilhe

Um vídeo com falas distorcidas de Lula (PT) que tem como objetivo atacar religiões de matrizes africanas voltou a circular nas  redes sociais às vésperas da eleição presidencial. Os trechos fazem parte de discurso realizado em agosto de 2021 e estão sendo utilizados de forma descontextualizada. O conteúdo foi manipulado e induz a uma interpretação falsa em relação ao conteúdo original.

O que estão dizendo?

Às vésperas da eleição presidencial, um vídeo de dois minutos com falas distorcidas de Lula (PT), voltou a circular nas redes sociais. O conteúdo inicia com a fala de um candidato bolsonarista à deputado estadual no Paraná. Nela, o político faz um pedido: “Eu quero fazer um pedido para você, um  pedido bem rápido para você mandar esse vídeo para o seu padre, para o seu pastor, para o seu líder religioso, para algum amigo seu que diz que é eleitor do Lula. Você precisa oportunizar para ele ver esse vídeo, ver esse material. Para ele analisar se é isso mesmo que ele quer para o Brasil.”

Em seguida, o vídeo exibe uma montagem a partir de trechos do discurso de Lula (PT), onde o candidato à presidência relacionaria as religiões de matriz africanas ao demônio. No vídeo, o candidato supostamente afirma que os representantes das religiões de matriz africanas “terão que fazer parte obrigatória da construção de um programa de governo nesse país”. E reforça que eles vão ter papel fundamental na educação do país. Em um segundo momento, o candidato estaria falando com o demônio após ter recebido das mulheres uma imagem de Xangô e ter tomado um banho de pipoca. A frase dita por Lula (PT) – “Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim” – aparece de maneira destacada durante todo o vídeo. Ao final, o vídeo se encerra após Lula (PT) afirmar: “As religiões de matriz africanas serão tratadas com maior decência, com maior respeito. É a nossa fé e a nossa crença”.

Todas as falas de Lula (PT) foram extraídas e recortadas do discurso realizado em encontro com lideranças do movimento negro em Salvador (BA) em agosto de 2021, com o objetivo de atacar as religiões de matrizes africanas. 

Oxe, é Fake

É falso que o candidato tenha relacionado o demônio a si ou às religiões de matriz africana. É importante destacar que as religiões de matriz africana não cultuam o demônio. O vídeo recortado começou a circular nas redes sociais em janeiro de 2022 e já foi checado pelo G1 e Estadão Verifica.

O trecho onde se ouve a palavra demônio se trata de uma negativa. O sentido oposto do que se busca atribuir no vídeo desinformativo. No vídeo original, o candidato afirma: 

“Vocês sabem que eu tenho conversado com muita gente da religião das matrizes africanas e eu sei que os bolsonaristas estão fazendo uma verdadeira guerra na rede social. Eu ontem, quando eu cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo, como é que chama? Me entregaram um Xangô e nas redes sociais do bolsonarismo, eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e que o demônio está tomando conta de mim. Mas é uma campanha massiva, é uma campanha violenta, como eles sabem fazer, do mal. Eles só sabem fazer isso. E eu queria aproveitar que eu não sei se tem algum deles aí gravando escondido para fazer uma live. Eu queria dizer o seguinte: primeiro, eu como cidadão brasileiro, eu tenho minha religião. Todo mundo sabe que eu sou católico. Mas enquanto candidato ou enquanto presidente da república, todas as religiões desse país, inclusive as religiões desse país africana, serão tratadas com a maior decência, com a maior respeito e eu jamais, jamais, enquanto governo irei permitir o autoritarismo de uma religião sobre a outra. Se tem uma coisa que a gente tem que respeitar, é a profissão de fé das pessoas, é o comportamento da espiritualidade de cada um de nós. É a nossa fé e a nossa crença”

Após a repercussão do vídeo fake, a Coalizão Negra por Direitos fez representação criminal contra o candidato bolsonarista por racismo e intolerância religiosa e o político foi denunciado ao Ministério Público do Paraná por associar o candomblé e o Lula ao demônio. 

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Oxe, é Fake! Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Ao contrário do que diz vídeo, Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Blogueiro utiliza fala descontextualizada de Lula (PT) para afirmar que Bolsonaro (PL) acabou com a seca na região
Captura de tela 2024 05 10 084352 1 - É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

É falso que Exército enviou apenas 3 helicópteros para resgate das vítimas das enchentes no RS

Coordenação das aeronaves utilizadas nos resgates cabe à Força Aérea Brasileira (FAB)
capa fake ruicosta trafico - Governador da Bahia não defendeu regulamentação do tráfico de drogas

Governador da Bahia não defendeu regulamentação do tráfico de drogas

Fala de Rui Costa foi retirada de contexto para dar a ideia de que político enxerga o tráfico como geração de emprego
Vídeo descontextualiza discurso de Lula sobre o Nordeste

Vídeo descontextualiza discurso de Lula sobre o Nordeste

Conteúdo também traz dados incorretos a respeito do número de beneficiários do Auxílio Brasil na região