Grandes nomes do jornalismo alagoano e nacional marcam presença no FIJA 2025

Segunda edição do evento teve ingressos presenciais esgotados e se consolidou como espaço de fomento à inovação na comunicação de Alagoas

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Inovação, competências atuais para a comunicação, presente e futuro do jornalismo. Estes são alguns dos assuntos debatidos por profissionais e estudantes que participaram da 2a edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano – FIJA, que reuniu quase 200 participantes presenciais e mais de 100 pessoas que acompanharam online, neste sábado (26), no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió.

Desafios e oportunidades da assessoria de comunicação institucional foi a mesa-redonda de abertura, mediada por Alexandre Lino, do Sindjornal, que destacou as trajetórias das jornalistas Eliane Aquino e Renata Bertolino, à frente das Secretarias de Comunicação de Maceió e Alagoas, respectivamente. Na sequência, o avanço do presente e olhares para o futuro do jornalismo independente foi abordado pelas jornalistas Lícia Souto, da Revista Alagoana, Raíssa França, da Eufêmea, Wanessa Oliveira, da Mídia Caeté, e mediação de Géssika Costa, do Olhos Jornalismo e Ajor. 

“A nossa conversa teve como objetivo mostrar que o jornalismo independente é uma potência e uma oportunidade, especialmente para quem pensa em empreender e busca dar voz a quem não tem, além de abordar temas que muitas vezes são ignorados pela mídia tradicional”, destacou Raíssa França, cofundadora da Agência Eufêmea.

O jornalismo de dados da Agência Tatu, por Graziela França e Lucas Maia, desmistificou a comunicação que se origina dos números, dando continuidade à programação em uma palestra. Por fim, duas sessões temáticas simultâneas dividiram o público entre transformar histórias locais em interesse nacional e produção de vídeo mobile com IA, sob a condução, respectivamente, de Josué Seixas, da Folha de S. Paulo, e Evandro Almeida Jr, da TV Band, encerrando a manhã. 

“O FIJA 2025 é muito especial não só para Agência Tatu e para a organização do FIJA, mas também pro jornalismo alagoano. Fiquei muito feliz em poder ver profissionais tão experientes e estudantes compartilhando espaços e conhecimento. Diante de tantas mudanças na sociedade e em como as pessoas vêem o jornalismo, o evento mostrou que é fundamental inovar e que pode inspirar para que os jornalistas façam mais e melhor para o público alagoano a cada dia”, destaca a diretora da Agência Tatu. 

O segundo momento do FIJA 2025, no período da tarde, foi iniciado com duas novas sessões temáticas simultâneas, de temas, como a produção de conteúdo como aliada na divulgação jornalística, com os jornalistas Daniel Paulino, da SECOM Maceió e Sonar Criativa, Flávia Lima, do MP/AL, e Natalício Vieira, da Seduc-AL. Na outra sala, a sessão do bruto ao belo: como a visualização de dados pode transformar as narrativas jornalísticas, por Lucas Thaynan, da Agência Tatu e Estadão. 

Para a estudante Pollyane Martiniano, que esteve presente nas duas edições do FIJA, o evento abre um leque de possibilidades de se fazer jornalismo, para além do mercado tradicional. “Eu estive presente na primeira edição, quando eu estava no comecinho da faculdade, e é uma grande honra estar aqui de novo”, relembra com satisfação, e completa “Além do conhecimento, pude se conectar com os profissionais que em breve serão meus colegas de profissão”.

Diretamente do Estadão Verifica, Talita Burbulhan deu sequência à programação com a palestra “Da apuração à viralização: como construir conteúdo jornalístico que viraliza nas redes”, que destaca a sua expertise em checagem de fatos. O coffee break veio logo após como um momento para networking, como destaca a jornalista Mariana Lima, “o FIJA, além do conhecimento e de promover o networking, é uma ocasião para ter um panorama maior do que tem de comunicação hoje em dia em Alagoas e fora também”. 

Ferramentas de IA do Google para jornalistas foi a palestra de encerramento do FIJA 2025, encabeçada por Augusto Conconi, do Google Brasil, que apresentou uma variedade de aplicativos da big tech, que podem auxiliar profissionais e estudantes no dia a dia. “A gente está longe de uma discussão sobre a substituição do jornalista pela Inteligência Artificial. Ela vem, na verdade, para otimizar o trabalho. A proposta então é unir o humano e a tecnologia para juntos conseguirmos aprimorar o exercício do jornalismo”, pontuou o palestrante. 

O FIJA 2025 foi uma realização da Agência Tatu, com o patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio a Eventos”, que apoia a viabilização de iniciativas que tenham a inovação como eixo central em sua programação. O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió, da Secretaria de Comunicação do Estado de Alagoas, do Sindicato de Jornalismo de Alagoas e da Revista Alagoana. 

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