Mesmo com 4ª menor ocupação de UTIs do Nordeste, situação em AL exige cuidado

Ocupação de leitos totais de Alagoas é a menor do Nordeste

Comite monitora evolucao das internacoes e criacao de mais 20 novos leitos no HEA para atender pacientes da Covid 19 FOTO Davi Salsa 2 1024x656 1 - Mesmo com 4ª menor ocupação de UTIs do Nordeste, situação em AL exige cuidado
Compartilhe

Com 287 das 326 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o tratamento de pacientes graves de Covid-19 ocupadas, Alagoas atingiu 88% de ocupação de UTIs nessa terça-feira (16). Mesmo com números preocupantes, o estado possui a 4ª menor ocupação de leitos de UTI do Nordeste, ficando atrás da Paraíba (85%), Bahia(86%) e Maranhão(87,5%).

Os dados, coletados nos portais de todos os estados da região, foram analisados pela Agência Tatu e revelaram ainda que, com relação aos leitos clínicos ou de enfermaria, Alagoas possui a menor taxa de ocupação do Nordeste, com 67% de ocupação entre os 740 leitos disponíveis. Na sequência aparecem a Bahia, com 67,9% e a Paraíba, com 70%.

Em relação aos leitos totais, Alagoas é o estado nordestino com a menor ocupação, tendo uma taxa de 72%, sendo seguido pela Bahia (76,6%) e Maranhão (76,8%).

Apenas Alagoas e Piauí contam com leitos de UTI intermediária ou de estabilização, com ocupação de 36% e 55%, respectivamente.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até amanhã (18), Alagoas ganhará mais 40 leitos de UTI, distribuídos entre a Capital e o interior. Durante coletiva de ontem (16), o governador anunciou que o estado terá 1.500 leitos exclusivos para Covid-19, mas o prazo não foi informado. Atualmente, Alagoas tem 1.113.

O secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, fez um apelo para que a população se cuide e siga as medidas preventivas. “O momento é muito duro e a gente precisa da colaboração e da compreensão de todo o cidadão alagoano. Estamos com os casos crescendo diariamente e a ocupação hospitalar tem chegado no seu limite máximo. Então, colabore, use máscara e evite aglomerações, para que a gente possa superar esse momento com a ajuda de todos”.

Novas medidas

No fim da tarde de ontem (16), o governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou o endurecimento das medidas de combate ao coronavírus, com retorno de todo o estado à fase vermelha do Plano de Distanciamento Social e toque de recolher das 21h às 5h.

Com o novo decreto, O centro das cidades funcionam das 9h às 17h, enquanto as lojas de rua e galerias deverão funcionar das 10h às 18h, exceto aos sábados, domingos e segundas-feiras. Já os shoppings centers abrem das 11h às 20h, com exceção dos sábados, domingos e terças.

Bares, restaurantes e afins só podem funcionar nos sistemas delivery e pegue e leve. As praias e calçadões, lagoas e rios ficarão fechadas nos finais de semana.

Academias e igrejas permanecem abertas, mas com capacidade reduzida a 30%. E salões de beleza seguem funcionando com capacidade reduzida e com agendamento. O transporte intermunicipal fica interrompido por 14 dias.

As medidas já estão valendo para o agreste e sertão do estado, Maceió e demais regiões deverão cumprir o decreto a partir da próxima sexta-feira (17).

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:
Botao Monitor Covid 19 - Mesmo com 4ª menor ocupação de UTIs do Nordeste, situação em AL exige cuidado

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista
Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia
image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19