Teresina é a capital do Nordeste que mais elegeu novos vereadores

Dados levam em consideração candidatos que concorreram às eleições de 2020 e 2024

compressedCapa Capital com mais renovacao na Camara de Vereadores Tatu 1 - Teresina é a capital do Nordeste que mais elegeu novos vereadores
Compartilhe

Mais de 6,7 milhões de eleitores das capitais do Nordeste foram às urnas no último domingo (6) para eleger os prefeitos e vereadores que atuarão pelos próximos quatro anos. No caso do legislativo municipal, foram eleitos 294 vereadores entre as nove capitais da região e, deste número, 164 (56%) cadeiras foram para aqueles políticos que já possuíam assento nas Câmaras de Vereadores, enquanto 130 (44%) foram para candidatos que não faziam parte da Casa.

De acordo com a análise da Agência Tatu, com base nos dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Teresina foi a capital nordestina que registrou o maior percentual de novos vereadores eleitos: 59%, ou seja, 17 novos parlamentares farão parte do legislativo municipal no próximo ano, enquanto 41% (12) foram reeleitos.

Em Natal, 55% (16) também se elegeram nessas eleições, enquanto os outros 45% (13) são vereadores reeleitos. Aracaju teve uma renovação de 54% das vagas (14) e manteve 46% (12) dos vereadores.

Por outro lado, Recife foi a capital nordestina que registrou o maior percentual de vereadores reeleitos, 68%, com 25 vereadores que já fazem parte da atual legislatura, dentre os 37 eleitos.

Maceió foi a segunda capital que menos fez mudanças, mantendo 63% (17) dos vereadores e renovando 37% (10) das cadeiras. Vale ressaltar que na legislatura atual, Maceió conta com 25 vereadores, mas passará a ter 27 a partir do próximo ano.

Em seguida, João Pessoa registrou a reeleição de 62% (18) dos membros do legislativo e elegeu 11 novos (38%). Já Salvador e São Luís tiveram 58% dos vereadores reeleitos — 25 e 18, respectivamente —, e Fortaleza reelegeu 56% (24).

Confira a situação de cada capital na listagem abaixo.

Com relação aos partidos dos vereadores eleitos nas capitais do Nordeste, nas eleições de 2024, o PSB e o PL conseguiram eleger o maior número de representantes para o legislativo municipal, entre as nove cidades, com 32 candidatos cada.

Em comparação com a eleição de 2020, o PL conseguiu eleger 23 novos vereadores nas capitais nordestinas, um aumento de 255%, sendo o partido com maior crescimento entre os estados da região, mesmo considerando aqueles que foram incorporados ou as fusões de partido.

Já o CIDADANIA é o partido que teve a maior perda de representação nas Câmaras de Vereadores, registrando uma queda de sete cadeiras, já que possuía 10 em 2020 e agora elegeu apenas três vereadores.

Inscreva-se na newsletter da Tatu

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

capa da matéria sobre o perfil de prefeitos eleitos no Nordeste

Nordeste tem avanço tímido de mulheres e mais jovens entre prefeitos eleitos

Pretos e indígenas continuam com uma representatividade muito pequena nos Executivos dos municípios nordestinos
emendas parlamentares

Quatro dos 10 parlamentares que mais destinaram verbas em emendas individuais são nordestinos

No ranking dos que mais pagaram emendas individuais aprovadas em 2023 e 2024 estão parlamentares do Maranhão, Piauí e dois senadores da Bahia
capa da matéria sobre partidos dos prefeitos eleitos no Nordeste. Fundo verde com mapa do nordeste e a sigla de alguns partidos como colagem, dentro do mapa.

Eleições 2024: PP perde espaço e MDB elege maior quantidade de prefeitos no Nordeste

Progressistas perdeu 76 cadeiras nas eleições deste ano; confira ranking por partido
2º turno no nordeste

4,8 milhões de eleitores devem ir às urnas no Nordeste no 2º turno; acompanhe apuração

Ferramenta em tempo real permite ver o voto a voto no Nordeste