‘O que o Google sabe sobre mim?’ Veja como ter acesso aos seus dados

Confira o tutorial passo a passo para saber como ter acesso a estas informações

Capa Materia Dados Google Agencia Tatu - 'O que o Google sabe sobre mim?' Veja como ter acesso aos seus dados
Compartilhe

Em algum momento você já se perguntou como as recomendações e anúncios são sempre tão precisos e aparecem no momento exato no seu navegador, no seu smartphone e até na sua TV? Não por acaso, as informações disponibilizadas no mundo virtual podem ser usadas para construir bancos de dados a partir dos seus gostos, interesses e preferências pessoais.

O Google faz isso de diferentes formas, coletando diversos dados sempre que você acessa o buscador ou outras plataformas da empresa, como o Google Maps, YouTube, Gmail e muitas outras. Estes dados são usados, além de outros objetivos, para recomendar conteúdo e anúncios sobre produtos e temas que possam interessar ao público.

Você pode saber quais são estes dados e como eles são usados pela gigante de Mountain View para descobrir informações que, inclusive, não estão mais na sua memória. A Tatu vai te ajudar com isso, mostrando um passo a passo de como acessar essas informações preciosas sobre você mesmo(a).

Seus locais e trajetos diários

Se você usa constantemente o Google Maps e mantém a localização do seu celular ativada no seu dia a dia, a plataforma salva automaticamente as rotas diárias e cria um banco de dados com os lugares que visitou, fotos tiradas naquele momento e tempo de trajeto separadas por dia, meses e anos.  Se você nunca acessou estes dados antes, você pode se assustar com a quantidade de informações que o Google tem sobre você.

Vale lembrar que tudo está disponível apenas para os usuários que autorizaram previamente o compartilhamento em tempo real de dados de localização dos seus dispositivos móveis.

Veja abaixo como acessar estas informações de localização:

Passo 1 – Para acessar a aba com estas informações acesse o Google Maps pelo computador ou mesmo pelo app no celular.

Passo 2 – Quando aparecer a interface de mapas, no celular clique na sua foto, no canto superior direito. Se estiver no computador, clique no menu com três barras na parte superior esquerda da tela. Após isso, basta clicar em “Sua linha cronológica”.

8 fYaG2koA4 UuHVZ4Ehcrd23 tub9qDfDbl8 duiRN fDvYSnKrbIXmneiV1 D wZSwP8mIGAWz3lfCBQfj1EOXrZjF7ahtg8yv7aPFK0Q83ErDZ7CJD12FtIV9zBwG3nVaC W - 'O que o Google sabe sobre mim?' Veja como ter acesso aos seus dados

Passo 3 – Depois de realizar esses passos você verá a tela privada da sua linha do tempo de localização, podendo escolher um dia ou mês específico e conferir todos os lugares que visitou (mesmo que você não lembre, mas o Google lembra!). A plataforma ainda faz uma separação em lista com seus locais favoritos a partir da quantidade de visitas que você fez desde o início do registro pelo Maps.

Seus interesses 

Para te indicar os anúncios certos e específicos, o Google precisa saber quais são seus interesses. E ele sabe baseado nas suas buscas, pesquisas e consumo de conteúdos nas diversas plataformas da empresa.

Passo 1 – Para ter acesso a lista completa dos seus interesses, acesse a sua conta do Google neste link, depois clique na opção “Dados e privacidade” e então role a página até  “Definições dos Anúncios”.

Passo 2 – Clique em “Personalização de anúncios”, assim você terá acesso a todas as informações dos seus interesses para o Google, que usa isso para personalizar os anúncios que constantemente aparecem no motor de buscas e outras diversas plataformas e sites.

YMCTDXDBKUjkqwG6DKAsoZGphtCYJ07Hi P5eb3YyCQzvTpaoEpmzrdIPBrZEEaSUaRLxRD26zDqwdYeILrCRkiA8vz7SS4ldhF0qFqIobs2rhuiaqjf9CQI - 'O que o Google sabe sobre mim?' Veja como ter acesso aos seus dados

Como baixar todos os seus dados 

São inúmeros dados coletados e armazenados usados em diferentes contextos e de diferentes formas. O Google possibilita que você baixe todos os dados pessoais ou empresariais que ele tem acesso. O legal é que você pode solicitar todos estes dados e eles são enviados diretamente para o seu Gmail. Veja abaixo o passo a passo:

Passo 1 – Para solicitar os dados, você inicia os passos de forma semelhante ao tutorial anterior, clicando na opção “Dados e privacidade” e depois procure pela sessão “Fazer o download ou excluir seus dados”. E depois clique em “Fazer o download dos seus dados”.

Passo 2 – Após a etapa anterior, será aberta a página “Google Takeout” e você conseguirá ver a lista dos dados separados por plataformas. Assim, você pode selecionar os que deseja incluir no relatório, escolher como quer receber, o tipo de arquivo que deseja ser enviado e, após concluir as duas etapas, solicitar a exportação. Dependendo da quantidade de dados solicitados, o envio das informações pode demorar horas ou  até mesmo dias.

l5xBemaH2x7 s61IVObaLuzyvjLHDy1qkeKU7IvVZ0686SUX1uvROEMQ CuJXDaV1gnPt6qAbn63y57w991aqbezsoWao - 'O que o Google sabe sobre mim?' Veja como ter acesso aos seus dados

Após estes tutoriais, você conseguirá ter acesso e saber quais os tipos de dados e como são obtidos pelo Google, assim como ter tudo em um arquivo enviado pela própria empresa.

*Estagiária sob a supervisão da Editoria 

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas