Tatu lança diretrizes de uso de Inteligência Artificial em reportagens e projetos

Política de Uso de IA vai guiar o trabalho jornalístico da redação com esta tecnologia

inteligencia artificial agencia tatu - Tatu lança diretrizes de uso de Inteligência Artificial em reportagens e projetos
Compartilhe

Um dos pilares da Agência Tatu é a busca constante por inovação para alcançar novos públicos, reduzir desertos de notícias e permitir que informação de qualidade, bem apurada e de compreensão simples esteja acessível a todos.

E com os avanços que temos experimentado nas ferramentas de Inteligência Artificial, estamos certos de que elas poderão nos ajudar a chegar a cada vez mais leitores, melhorando e ampliando nossas produções de conteúdo e tecnologia, mas sempre contando as histórias que precisam ser contadas.

Aqui vale ressaltar que a Tatu foi criada para permitir que fatos importantes dos estados do Nordeste fossem contados, simplificando dados, investigando personagens polêmicos e dando mais ferramentas para que as pessoas atuem socialmente, oferecendo nossa parcela de contribuição para que a nossa região seja um lugar melhor e mais democrático. E, para isso, não abrimos mão da nossa independência editorial e acreditamos que toda história que tenha interesse público deve ser contada.

Com isso, nenhum profissional será substituído por uma máquina. Continuaremos a criar narrativas humanas, concebidas por pessoas para serem apreciadas por outros seres humanos. A humanização dos dados é um pilar central na história da Tatu, com mais de seis anos dedicados a essa missão. O que fazemos não é tarefa de máquinas, mas sim um esforço humano!

Para nós, que nos aprofundamos diariamente nos dados a fim de oferecer uma perspectiva local e regional sobre diversas situações, a transparência com você, nosso leitor, é fundamental. É por isso que gostaríamos de destacar alguns pontos de nossa Política de Uso de Inteligência Artificial.

Esses princípios guiam a maneira como a Tatu utiliza a IA para desenvolver reportagens e projetos, sempre com o objetivo de tornar o trabalho jornalístico mais eficiente, mas mantendo a revisão humana como parte essencial do processo.

Graziela França, Lucas Maia e Lucas Thaynan
Diretoria da Agência Tatu

Com dados contamos histórias, descomplicamos os fatos, criamos soluções

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana