Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

Cada integrante fala sobre as experiências e desafios vividos em 2022

Capa da publicação "Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano". Ilustração com a foto de toda o time Tatu em fundo roxo e com "2022" acima.
Compartilhe

Faz parte desses momentos de fim de ano reviver, avaliar e planejar o ano seguinte. Mas esse ano foi um ano muito importante para a Tatu e nós buscamos estar sempre próximos e celebrar as conquistas e desafios superados. Por isso, pedi que cada integrante da Agência Tatu falasse sobre um momento que se destacou esse ano. A seguir confira os relatos de todos os que fazem o #TimeTatu

Lucas Thaynan - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

Este foi um ano muito marcante para a Tatu, sobretudo pelas inúmeras conquistas que tivemos, como a aprovação em dois projetos da Meta e ICFJ e a realização do FIJA – primeiro evento focado em jornalismo e inovação de Alagoas. Mas quero destacar a nossa reportagem O voo dos MEIs que foi finalista no Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, na categoria de visualização. Esta foi uma importante conquista para o nosso time, pois o nosso trabalho estava sendo reconhecido entre tantos outros incríveis do jornalismo de dados no Brasil.

Graziela Franca - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

Uma das experiências que mais curti esse ano foi representar a Tatu no maior evento de jornalismo do país e ver como nosso veículo é tido com referência entre tantos profissionais competentes e de destaque em todo o país. Poder falar de jornalismo de dados local no Domingo de Dados foi incrível! Esse era um evento que durante muitos anos eu quis participar e não consegui, mas que esse ano pude acompanhar a programação – que é muito construtiva – e ainda como parte da programação.

Lucas Maia - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

Em 2022 tivemos várias conquistas na Agência Tatu que me deram muito orgulho. Diversas parcerias firmadas para a produção de conteúdo, aprovação em vários grants e crescimento da audiência foram grandes alegrias neste ano. Pessoalmente, tive oportunidade de falar sobre jornalismo, tecnologia e checagem de fatos no Festival 3i Nordeste, realizado em Recife pela AJOR e no Fija, primeiro evento de inovação no jornalismo de Alagoas, organizado pela Tatu no mês passado. A expectativa é de uma ampliação ainda maior do nosso trabalho em 2023.

Karina Dantas - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

Uma das experiências que mais gostei esse ano foi de poder construir uma matéria para ser publicada na Revista AzMina, junto com Grazi, que teve boa repercussão nacionalmente. Outras ocasiões que me marcaram foram os treinamentos que fizemos e poder participar do Fija, onde atuei como social media no dia do evento, o que gostei demais! Também amei as nossas confraternizações sendo a melhor do ano, sem dúvidas, a de São João, onde todos se divertiram muito e arrasaram no karaokê. Sempre bom! 

Thiago Aquino - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

O fato mais marcante na Tatu em 2022 foi a troca de experiências e aprendizado por meio das capacitações e durante as produções de conteúdos. É muito importante esse diferencial do #TimeTatu. Também quero citar os momentos informais das confraternizações, oportunidades em que houve interação entre a equipe e proporcionou um vínculo maior entre os profissionais. Além disso, me marcou muito o apoio, a compreensão e a força que recebi dos diretores e colaboradores da Tatu quando sofri um acidente automobilístico e atualmente estou na minha recuperação.

Edson Borges - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

As experiências mais marcantes para mim este ano foram os poucos encontros que fizemos para troca de experiência e conhecimento, acho que esses momentos são únicos e que possuímos uma troca leve e sincera. Mas o que me admira mesmo, é a nossa forma de solucionarmos nossos problemas juntos, como uma verdadeira equipe.

Mychelle Maia - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

A  experiência que mais me marcou esse ano , de forma mais técnica, foi todo o processo de aprendizado e execução de um novo formato de conteúdo, os Web Stories. Desde a oportunidade de aprender como fazer até ver os resultados dos primeiros publicados e os pequenos desenvolvimentos em cada um, foi massa. Também foi muito importante para mim participar da edição Nordeste do Festival 3i em Recife, junto com parte do time, nunca imaginei ter acesso a tanto. Ah, é sempre um prazer aprender com todo o time diariamente. 

Gabriel Ferreira - Time Tatu destaca momentos mais importantes deste ano

Entre as mais diversas oportunidades que eu tive na Tatu, uma das experiências que mais me marcou foi a construção da matéria “Nordeste: heterossexuais são maioria em novos casos de AIDS”. Nela, eu realizei todos os passos desde a coleta dos dados, da limpeza, da análise, da escrita, da visualização e até da publicação; com ela eu me senti de verdade um jornalista de dados e acho que nesse momento, eu decidi que é essa carreira que eu quero seguir. Ah, sempre digo que os diretores são os Sannin Lendários de Naruto e nós os aprendizes! Me ensinam diariamente e cada momento como um time é único.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria ''Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apesar da redução, Nordeste é a região com maior número de desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo
20220614 092330 - Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Veículo foi um dos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais; mais três iniciativas de Alagoas também foram contempladas
1 3 1 - Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Agência de jornalismo de dados comemora novo ciclo com mais alcance, premiações e conquistas 
121 - Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Confira a retrospectiva da Agência Tatu de Jornalismo de Dados!