Proteção digital: confira dicas essenciais para evitar golpes na internet

Aprenda a se proteger de fraudes virtuais e manter seus dados seguros na internet

Capa da matéria "Proteção digital: confira dicas essenciais para evitar golpes na internet" publicada originalmente na Agência Tatu. Trata-se de uma imagem de um homem (que não pode ser identificado), utilizando o computador e levantando algumas exclamações.
Compartilhe

Em 2021, o acesso à internet atingiu 90% dos domicílios no país, apresentando um crescimento de 6% em relação a 2019, quando apenas 84% possuíam acesso, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o intenso uso da internet e das redes sociais, muitas pessoas estão suscetíveis a cair em golpes virtuais. Portanto, é fundamental que as pessoas estejam atentas e adotem medidas de proteção digital para evitar caírem em fraudes.

Existem diversos tipos de golpes na internet, mas alguns dos mais comuns incluem o phishing, em que o fraudador tenta obter informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito, por meio de e-mails ou mensagens falsas; falsos concursos ou sorteios, em que as vítimas são persuadidas a fornecer informações pessoais ou pagar taxas de participação em troca de prêmios inexistentes; ransomware, que é um tipo de malware (software malicioso) que criptografa arquivos do usuário e exige um pagamento para desbloqueá-lo.

Para ajudar nessa questão, a Agência Tatu elaborou algumas dicas simples, mas extremamente importantes, que podem ajudar a proteger dados e evitar que as pessoas caiam em golpes virtuais.

  • Verifique a origem

É importante verificar a fonte de qualquer site, e-mail ou mensagem recebida, para garantir que seja de uma fonte confiável. É preciso estar atento a mensagens ou e-mails que solicitam informações pessoais ou financeiras, pois podem ser fraudulentas. Além disso, deve-se evitar clicar em links suspeitos ou desconhecidos, já que podem conter malwares ou vírus prejudiciais. Esse passo é um dos mais úteis e age diretamente contra o phishing e vários outros tipos de golpe.

  • Use senhas fortes

Faça senhas fortes e únicas para cada uma das suas contas. Evite senhas óbvias, como datas de aniversário e utilize sempre algum dos caracteres especiais, diferencie letras maiúsculas e minúsculas e adicione números para criar senhas complexas e difíceis de serem adivinhadas ou quebradas.

  • Atualize seus softwares

Mantenha seus softwares, sistemas operacionais e aplicativos sempre atualizados, principalmente quanto às atualizações de segurança.

  • Utilize a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança às suas contas. Além da senha, um código de verificação é enviado para seu dispositivo, que precisa ser inserido para acessar a conta.

  • Nunca compartilhe informações pessoais

É importante evitar compartilhar informações pessoais, como endereço, número de telefone ou dados bancários nas redes sociais. Além disso, é recomendável não aceitar solicitações de amizade de perfis falsos ou clicar em links suspeitos compartilhados nas redes sociais.

Adotando essas orientações básicas é possível proteger seus dados e evitar cair em golpes na internet. Mantenha-se atualizado e atento às novas ameaças virtuais, para que possa se prevenir e navegar com segurança na internet.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

14.11 Capa ministerios - Quantos e quais são os ministérios do Governo do Brasil?

Quantos e quais são os ministérios do Governo do Brasil?

Entenda também como eles são criados e alterados em cada gestão
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024
09.10 CAPA SaoDesiderio - Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Município baiano de apenas 35 mil habitantes liberou no último ano quase 8 milhões de toneladas de CO₂, mais da metade do total da cidade de São Paulo
Árvores queimadas no Nordeste | Foto: Melquíades Júnior

Desmatamento faz do Nordeste o 2º maior emissor de gases estufa ligados à derrubada

Atividade foi responsável pela emissão de 246,7 milhões de toneladas de CO² na região em 2023