3i Nordeste: Agência Tatu integra Festival que discute jornalismo inovador, inspirador e independente

Evento acontece em Recife, Pernambuco, dia 19 de novembro; Inscrições estão abertas 

images 2022 10 24T200452.795 - 3i Nordeste: Agência Tatu integra Festival que discute jornalismo inovador, inspirador e independente
Compartilhe

Com o objetivo de discutir alternativas para o jornalismo inovador, inspirador e independente, o Festival 3i chega ao Nordeste no dia 19 de novembro. O evento acontecerá no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no bairro Boa Vista, Recife (PE), e os ingressos já estão à venda pelo Sympla

Integrando a programação ao lado de outras iniciativas de jornalismo do Nordeste, a Agência Tatu abordará os desafios no combate à desinformação. Esta será a segunda vez que a Tatu compõe a programação do evento. A primeira foi na edição nacional de 2019, que aconteceu no Rio de Janeiro. 

“No evento de 2019 nós fomos convidados para contar um pouco no espaço do Google sobre o jornalismo que vínhamos desenvolvendo em Alagoas e nossos produtos. Foi uma experiência muito enriquecedora, porque além de conhecermos muitas iniciativas de jornalismo inovador, inspirador e independente, conseguimos apresentar a Tatu para pessoas de todo o país e fazer conexões importantes para o nosso crescimento”, conta Graziela França, diretora de conteúdo da Tatu.

No primeiro semestre deste ano, a Associação realizou o 3i nacional, com uma programação 100% online e gratuita. Em 2018, o Festival já havia passado por Recife, bem como em Belo Horizonte e Porto Alegre, também em encontros locais. As outras edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, em 2017 e 2019.

“Estamos muito felizes em poder realizar este espaço de networking e aprendizado entre nossas associadas, estudantes e jornalistas. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores da área no Nordeste e mostre caminhos para a sustentabilidade daqueles que já são parte do ecossistema de mídia da região”, afirma Maia Fortes, secretária executiva da Associação. 

A realização do evento faz parte do esforço da organização em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados. O evento conta com o apoio da Fundação Ford.  

Programação

Com uma programação que ocorre ao longo de todo o sábado, das 9h às 18h (horário de Brasília), o Festival 3i NE terá quatro mesas, que abordarão a descentralização dos investimentos no jornalismo digital, como empreender no setor, inovação na distribuição de conteúdos e estratégias para a produção de podcasts.  

Além delas, esta edição estreia um novo formato, que aproveita o espaço acolhedor da universidade: o “Conversas no Jardim”, momentos de encontro entre as sessões, voltados para a discussão de produção de tipos diversos de conteúdo e para a troca de experiências entre convidados especiais e participantes. O evento será encerrado com um Show e Happy Hour.

A programação do 3i NE foi construída com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por organizações associadas à Ajor do Nordeste: Agência Tatu (AL)Agência Saiba Mais (RN), Eco Nordeste (CE), A Nossa Pegada (PE), Eficientes (PE), Info São Francisco (SE), Marco Zero Conteúdo (PE), Meus Sertões (BA), O Grito! (PE), Paraíba Feminina (PB), Piauí Negócios (PI), Revista Afirmativa (BA), Conquista Repórter (BA) e O Pedreirense (MA)

“Em todas as atividades desenvolvidas pela Ajor, a diversidade será sempre um dos principais focos, sobretudo a regional. Sabemos o quanto o jornalismo digital no Nordeste tem mostrado ainda mais sua força e relevância para contribuir com a democracia e, até mesmo, quebrar estigmas e preconceitos, por isso, vemos como relevante socializar o debate sobre o futuro do jornalismo para todos o Brasil”, pontua a coordenadora de projetos da Ajor, Géssika Costa.

Serão oferecidos certificados de participação para todos os inscritos na versão presencial do evento.

Bolsas

Para garantir um evento mais acessível e diverso, a Associação de Jornalismo Digital vai oferecer 40 bolsas para que estudantes nordestinos e comunicadores populares possam participar do Festival 3i Nordeste. Serão disponibilizados 30 ingressos gratuitos, além de 10 bolsas de auxílio financeiro (ingresso +  valor para transporte e estadia).O prazo para solicitar a bolsa é dia 25 de outubro.

Os selecionados serão divulgados até o dia 5 de novembro. Acesse aqui o formulário de inscrição.

Serviço

Quando: Sábado, 19 de novembro de 2022

Onde: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) –  R. do Príncipe, 526 – Boa Vista, Recife – PE

Horário: 9h às 19h (horário de Brasília)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/festival-3i-nordeste/1724416 

Valores dos ingressos: R$ 100 inteira – R$ 50 meia

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria sobre violência em ambiente escolar.

Combate à violência em ambiente escolar ganha força com nova lei

Legislação surgiu como forma de conter ataques em escolas; 2023 foi o ano com maior quantidade de casos nos últimos 22 anos
pessoas em situação de rua

Nordeste lidera aumento de violência contra pessoas em situação de rua

Somente em AL, mais de 300 pessoas em situação de rua foram mortas nos últimos 11 anos; Segurança Pública de diversos estados não identifica condição de vítimas ou tem dados subnotificados
chuva de granizo no nordeste

Chuva de granizo já surpreendeu 90 municípios do Nordeste em 5 anos

Somente nos últimos 15 dias de 2023, 17 cidades da região vivenciaram o fenômeno
hanseníase no nordeste

Nordeste é a região que menos reduziu casos de hanseníase no Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram redução de 33,1% de casos de hanseníase entre 2013 e 2022