60% das mortes por Covid-19 nas comunidades indígenas de AL são de pessoas com menos de 60

Dados apontam ainda aumento na quantidade de casos registrados este ano

xukuru cariris - 60% das mortes por Covid-19 nas comunidades indígenas de AL são de pessoas com menos de 60
Compartilhe

60% das mortes ocorridas em comunidades indígenas de Alagoas são de pessoas com menos de 60 anos de idade. É o que revelam os dados analisados pela Agência Tatu, extraídos do Painel Covid-19 – Etnias Indígenas de Alagoas, mantido pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio.

Ainda segundo o Painel, foram registrados, até essa segunda-feira (19), 321 casos do novo coronavírus e oito mortes desde o início da pandemia de Covid-19. Destas, duas eram de mulheres com idade entre 30 e 39 anos; duas de homens com idades entre 40 a 49 anos; uma de mulher entre 50 e 59 anos; as últimas de uma mulher com 80 anos ou mais e dois homens nesta mesma faixa etária.

Os dados se referem às seis etnias indígenas de Alagoas, divididas em Xukuru Kariri, Jeripancó, Tinguí Botó, Kariri Xocó, Karapató e o Wassu Cocal.

Esses dados revelam ainda que houve um aumento de 42% entre janeiro e abril deste ano no número de casos do novo coronavírus. O número de mortes também cresceu 60% em três meses, passando de cinco para oito mortes registradas. As etnias Xukuru-Kariri e Kariri-Xocó, com presença nos municípios de São Brás, Porto Real do Colégio e Palmeira dos Índios, foram as que mais registraram mortes dentre as seis etnias.

Covid 19 Comunidades indigenas - 60% das mortes por Covid-19 nas comunidades indígenas de AL são de pessoas com menos de 60

Koram 1 - 60% das mortes por Covid-19 nas comunidades indígenas de AL são de pessoas com menos de 60
Koram Xukuru, técnica de enfermagem e meizinheira

A técnica de enfermagem da equipe multidisciplinar da Aldeia Mata da Cafurna e indígena Koram Xukuru, de Palmeira dos Índios,  diz que houve um relaxamento nos cuidados para prevenção do coronavírus também na comunidade.

“O trabalho de prevenção na comunidade no início foi bem assustador, porque era algo novo. Hoje, não temos a mesma intensidade de antes quanto aos cuidados, as pessoas parecem que perderam o medo, não apenas porque a maioria já foi vacinada, mas porque foram se acostumando. Um outro fator é que não tivemos uma aplicação de testes, o que gera subnotificação”, explica.

De acordo com Koram, é feito um trabalho educativo para que os indígenas não se desloquem para a cidade e fiquem mais expostos ao vírus.

“A maior dificuldade foi a questão de parar tudo. Aqui a maioria vive do bolsa família e de artesanato, ou seja, não há geração de renda no momento. Recebemos ajuda da Prefeitura,  da Companhia Nacional de Abastecimento e da Funai, mas foram coisas mínimas. Então é bem difícil controlar as pessoas que estão precisando de alguma renda”, conta Koram, que também é meizinheira da aldeia – utiliza plantas medicinais na criação de remédios caseiros.

JORGE VIEIRA - 60% das mortes por Covid-19 nas comunidades indígenas de AL são de pessoas com menos de 60
Professor doutor Jorge Vieira (Foto: Ascom Cesmac)

Para Jorge Vieira, membro do Conselho Indigenista Missionário e professor com doutorado pela Universidade Stendhal (na França), a ausência de uma política mais articulada pelos entes federativos dificulta a proteção ao grupo considerado vulnerável.

“Faltam ações, de fato, preventivas, de assistência no campo social para efetivar a garantia dos direitos constitucionais, especialmente a demarcação da terra. Historicamente, os indígenas não têm a mesma imunidade do que pessoas não indígenas”, explica Vieira.

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:
Botao Monitor Covid 19 - 60% das mortes por Covid-19 nas comunidades indígenas de AL são de pessoas com menos de 60

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19
Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia
Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista