A Agência Tatu de Jornalismo de Dados passa a compor a nova formação do Conselho Deliberativo e Executivo da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) para o biênio 2025-2027. A eleição aconteceu nessa terça-feira (20) e a chapa eleita é presidida por Natália Leal, CEO da Lupa, e tem como vice Vitória Régia Gonzaga, da Gênero e Número. Entre os conselheiros eleitos está o jornalista Lucas Maia, diretor de tecnologia da Agência Tatu.
Também compõem o novo conselho da Ajor:
- Cíntia Moreira Gomes (Agência Mural de Jornalismo das Periferias);
- Daniel Nardin Tavares (Amazônia Vox);
- Filipe Speck (Matinal);
- Guilherme Alpendre (Aos Fatos);
- Mariana Clarissa da Conceição Silva (Instituto Eficientes);
- Marina Dias (Agência Pública);
- Stefano Biagioni Wrobleski (InfoAmazonia);
- Victória Araujo Lôbo da Costa (Conquista Repórter).

Para Lucas Maia integrar o Conselho da Ajor é uma grande responsabilidade. “A Ajor, embora muito jovem, já desempenha um papel importantíssimo no fortalecimento do ecossistema do jornalismo brasileiro. Valoriza o jornalismo digital, promove a pluralidade de vozes, incentiva a inovação, e acredito que isso é fundamental para defender e fortalecer a democracia no Brasil”.
Para Maia, com a experiência do jornalismo independente feito em Alagoas, a Agência Tatu está comprometida em enriquecer as discussões do Conselho, com um olhar especial para as iniciativas que ampliem vozes fora dos grandes centros. “Nosso intuito é construir um jornalismo cada vez mais sólido, plural e inovador, contribuindo para que a Ajor se fortaleça cada vez mais”, completa.
O que é o Conselho da Ajor?
O Conselho Deliberativo e Executivo tem a função de direcionar as políticas e ações desenvolvidas pela Ajor, associação que reúne, até o momento, 150 iniciativas jornalísticas que impulsionam a inovação no campo de notícias digitais no Brasil. Sua missão é fomentar o empreendedorismo do jornalismo, para defesa da democracia e promoção da diversidade.
A associação cria ainda mecanismos de suporte para a profissionalização de jornalistas, e preza pelo desenvolvimento e segurança institucional das empresas associadas por meio de ações como parcerias, projetos, iniciativas de formação e da organização de espaços seguros para troca de experiências.