Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Confira a retrospectiva da Agência Tatu de Jornalismo de Dados!

121 - Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu
Compartilhe

Chegamos ao fim de mais um ano, o sexto de vida da Tatu. 2023 foi mais um ano muito importante para o nosso veículo, mas, apesar dos inúmeros desafios em fazer jornalismo local e conseguir pagar as contas, chegamos ao fim do ano com a sensação de dever cumprido e de que podemos – e faremos – muito mais.

Conquistas, projetos e produções em 2023!

Fomos contemplados em três premiações diferentes: ficamos em primeiro lugar no Prêmio Sinturb de Jornalismo, com uma reportagem abordando a gratuidade no transporte público; também conquistamos o 2º lugar nas categorias de texto e fotografia no prêmio Sebrae de Jornalismo de Alagoas, com uma matéria falando sobre o empreendedorismo feminino; além do 2º lugar no prêmio Mosca de Jornalismo, com uma matéria sobre o impacto do afundamento de solo, provocado pela Braskem, nos cemitérios de Maceió

prêmio sebrae 2023
Tatu recebeu Prêmio Sebrae (Foto: Júlio Vasconcelos/Sebrae)

Investigamos a ligação entre a Braskem,  petroquímica e mineradora responsável pela maior destruição ambiental da história de Maceió, e suas ligações com empresas de consultorias e políticos. Além de termos falado sobre a discrepância entre a quantidade de adotantes e crianças para adoção, a proporção de quilombolas em terras demarcadas,  os desafios no combate à violência contra mulher e crianças, entre diversos outros temas, sempre buscando e analisando de uma perspectiva regional.

Muito conteúdo falso ou enganoso viralizou ao longo do ano na internet e a Tatu checou. Seja no interior do Rio Grande do Norte, sobre a falsa distribuição de carne de cachorro na merenda escolarem Maceió, com o falso alerta de Tsunami; ou a interrupção do fornecimento de água, no Ceará

Também fomos contempladas em mais um programa de Aceleração (Meta e ICFJ), que possibilitou o surgimento do nosso primeiro projeto utilizando Inteligência Artificial, o Sururu Bot. Nosso robô escreve matérias sobre as vagas de emprego em Maceió todas as semanas, e é um protótipo para outros projetos futuros, seja da Tatu ou de organizações parceiras. Ah, lembrando que tudo isso é guiado pela nossa Política de Uso de Inteligência Artificial (IA).

Reunião do time Tatu

#TimeTatu

Temos orgulho também do time que juntamos. São profissionais sensacionais dispostos a investigar, noticiar e combater a desinformação. Um grande desafio, que todos aceitam e fazem o seu melhor!

O que falar das matérias premiadas encabeçadas pela Karina Dantas, mas que contam com a colaboração de toda a Tatu. Além disso, foram publicadas diversas reportagens especiais e análises de temas relacionados à mulher e aos direitos humanos. 

Infelizmente, ainda precisamos lidar com conteúdos massivos de desinformação, que precisam ser checados, como mostramos anteriormente. Thiago Aquino foi um dos nossos repórteres que correu atrás de todos os envolvidos para esclarecer dúvidas e combater o processo de desinformação no Nordeste. Um trabalho essencial!

Todas as semanas fizemos análises de dados em temas variados, como direitos humanos, segurança pública, saúde, cultura e entretenimento, entre outros. E Gabriel Mileno, nosso quase graduado jornalista, esteve conosco contribuindo na análise, escrita das reportagens, entrevistas e publicação das matérias.

Já Mychelle Maia faz com que nossas redes sociais estejam sempre atualizadas e divulgando nossos projetos e produções em diferentes plataformas, além de nos atualizar das trends que viralizam nas mídias sociais.

Enquanto isso, o Edson Borges, nosso designer, dá “a cara” da Tatu nas nossas capas e materiais visuais, tudo sempre com muita criatividade.

Por fim, nós, diretores da Tatu, estamos sempre correndo atrás de pautas, pensando em análises diferentes, desenvolvendo novos produtos e batalhando para que a Tatu se fortaleça e cresça mais a cada dia. 

Time Agência Tatu
Time Tatu

É nesse clima que nos despedimos de 2023 cheios de gratidão a você, leitor, que faz com que o nosso conteúdo ultrapasse as fronteiras locais e regionais a que nos propomos inicialmente. Vamos para 2024 com a mesma vontade de fazer um bom jornalismo de dados local, regional e inovador em 2024, cientes dos desafios que ainda enfrentaremos, mas com a garra que trazemos desde abril de 2017. Até ano que vem, pessoal!

Ah, estaremos de recesso na próxima semana, mas dia 3 de janeiro estaremos de volta. Feliz Natal e um ano novo cheio de coisas boas! 

Um xeru, 

Time Tatu 

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

20220614 092330 - Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Veículo foi um dos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais; mais três iniciativas de Alagoas também foram contempladas
Capa da matéria ''Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apesar da redução, Nordeste é a região com maior número de desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo
1 3 1 - Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Agência de jornalismo de dados comemora novo ciclo com mais alcance, premiações e conquistas 
Capa da publicação "Editorial: e que venham mais conquistas para o jornalismo de Dados do Nordeste em 2023". Trata-se de uma colagem com alguns registros da Agência Tatu no ano de 2022.

Editorial: E que venham mais conquistas para o jornalismo de dados do Nordeste em 2023!

Time Tatu se despede de 2022 e fará uma breve pausa na primeira semana de janeiro