Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Veículo foi um dos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais; mais três iniciativas de Alagoas também foram contempladas

20220614 092330 scaled - Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ
Compartilhe

Com um projeto que usa novas tecnologias para combater os desertos de notícias no Nordeste, a Agência Tatu foi uma das 80 organizações selecionadas para o programa Acelerando Negócios Digitais. Iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta, a aceleração contribuirá com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira das organizações de mídia no país.

“Participamos da primeira fase do programa e já trouxe discussões muito pertinentes para a Tatu. Com essa nova fase, temos certeza de que conseguiremos ampliar ainda mais nosso conteúdo e alcançar mais pessoas. Estamos muito felizes e ansiosos para iniciarmos o processo de desenvolvimento desse projeto”, disse a diretora de conteúdo da Tatu, Graziela França.

Os participantes contarão com mentorias exclusivas e apoio financeiro de até $15 mil  dólares. A previsão é que os encontros com os especialistas sejam realizados entre 19 de junho e 10 de novembro.

Esta é a terceira edição do Acelerando Negócio Digitais em que a Tatu é contemplada. Nesta edição e na mesma categoria, foi contemplado também o veículo alagoano Mercatus. Já na categoria de projetos individuais, Alagoas teve como selecionados os veículos Eufemea e Revista Alagoana.

Tatulab

O projeto tem como objetivo ampliar a audiência da Agência Tatu nos estados do Nordeste, por meio da publicação de matérias locais de serviço, em diferentes temas, como clima, balneabilidade das praias e rios, política, esporte, dados populacionais e relatórios de órgãos e instituições. As matérias serão adaptadas para cada estado ou capital nordestina, funcionando como um modelo para a divulgação por município em um segundo momento.

A produção de conteúdo será otimizada com o uso de elementos e mecanismos de Inteligência Artificial (IA) e automatização das matérias. Isso irá impactar positivamente a produção jornalística, já que a replicação do conteúdo para cada estado ou município será feita de maneira automatizada. O time da Tatu treinará mecanismos de Machine Learning, com uso da API do ChatGPT-4 e LangChain, para que escreva as matérias tendo como referência o formato de conteúdos de centenas de reportagens já produzidas pela Tatu e outros veículos jornalísticos de referência em qualidade e acessibilidade.

Sobre o programa

O Acelerando Negócios Digitais é uma realização do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) e da Meta, mas conta também com apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e Associação Brasileira de Mídia Digital(ABMD)

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

1 3 1 - Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Agência de jornalismo de dados comemora novo ciclo com mais alcance, premiações e conquistas 
Capa da publicação "Editorial: e que venham mais conquistas para o jornalismo de Dados do Nordeste em 2023". Trata-se de uma colagem com alguns registros da Agência Tatu no ano de 2022.

Editorial: E que venham mais conquistas para o jornalismo de dados do Nordeste em 2023!

Time Tatu se despede de 2022 e fará uma breve pausa na primeira semana de janeiro
Capa da matéria ''Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apesar da redução, Nordeste é a região com maior número de desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo
121 - Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Confira a retrospectiva da Agência Tatu de Jornalismo de Dados!