Apesar da redução, Nordeste é a região com maior número de desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo

Capa da matéria ''Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país" publicada originalmente na Agência Tatu.
Compartilhe

A existência de um veículo de comunicação local é sinônimo de uma maior atenção sobre os acontecimentos sociais, econômicos e políticos de determinada cidade ou comunidade, além de um importante instrumento no combate à desinformação. No entanto, a maior parte dos municípios do Nordeste (56,7%) ainda são considerados desertos de notícias, ou seja, locais em que não há a presença de um veículo de comunicação sequer.

Os dados analisados pela Agência Tatu são do Atlas da Notícia, levantamento que mapeia veículos produtores de notícias no território brasileiro e é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com Volt Data Lab.

Apesar da região ainda concentrar o maior número de municípios sem veículos jornalísticos, houve uma redução de 9% nos desertos de notícias locais, que são encabeçados, principalmente, por veículos online e rádios. No total, 2728 veículos que estão ativos foram mapeados. 

Dos nove estados da região, os que apresentam a maior quantidade de cidades consideradas “desertos de notícias” são Piauí e Rio Grande do Norte, em que a cada 10 municípios, 7 não possuem veículos de comunicação.

Veja mapa com quantidade de veículos por município:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

idh pandemia

Apesar de menor queda do IDH na pandemia, Nordeste segue com menores índices do país

Impacto da crise sanitária foi analisado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
20220614 092330 - Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Veículo foi um dos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais; mais três iniciativas de Alagoas também foram contempladas
prefeitos do nordeste

Prefeitos do Nordeste ficam milionários e aumentam patrimônio em até 36 vezes nos últimos quatro anos

R$ 150 mil a R$ 4 milhões: conheça os prefeitos que multiplicaram seu patrimônio enquanto governavam cidades com PIB abaixo da média.
Capa da matéria sobre empreendedores surdos do Nordeste. Fundo em azul com mãos, em preto e branco, fazendo os sinais em Libras formando a palavra Negócio Acessível".

Empreendedores surdos provam que deficiência não limita capacidade de ter a própria empresa

Reportagem especial traz histórias de três empreendedores surdos e seus negócios