Alagoas tem redução de professores e pedagogos candidatos nas Eleições 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

A um mês das Eleições Municipais, hoje, 15 de outubro, também é comemorado o Dia do Professor

Por Maria Luíza Ávila*

Em Alagoas, 335 professores e pedagogos se candidataram aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições municipais de 2020, aponta o TSE. Esse número representa 4,48% dos 7462 cotados para concorrer aos três cargos no dia 15 de novembro.

 


Assine agora a
newsletter gratuita


 

De acordo com o levantamento feito pela Agência Tatu, enquanto o número de candidatos no estado aumentou em 6,09%, o mesmo não aconteceu com os profissionais da educação. Quando comparado às eleições de 2016, os dados apontam uma redução de 0,95% na presença de professores e pedagogos neste ano.

Entre os profissionais da educação, professor de ensino fundamental segue sendo a profissão com maior número de candidatos nos dois anos, apresentando em 2020 um total de 183 candidatos, 43 a menos que em 2016.

Nesta análise foi levada em consideração apenas os candidatos cadastrados no repositório de dados eleitorais do TSE com as ocupações de: Pedagogos; Professor de ensino fundamental; Professor de ensino médio; Professor de ensino superior; Professor e instrutor de formação profissional. A Agência Tatu extraiu os dados dos candidatos nos anos de 2016 e 2020, publicadas no site do TSE nos dias 14 de agosto de 2020 e 05 de outubro de 2020, respectivamente.

DADOS ABERTOS – Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados utilizada na produção desta matéria para consulta:

*Estagiária sob supervisão da editoria.

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Assine a nossa newsletter

Conteúdo gratuito e exclusivo no seu e-mail toda semana, às terças-feira.