Apenas 15% das cidadanias honorárias de Maceió são de mulheres

Somente 21 mulheres chegaram a receber títulos de Cidadãs Honorárias entre 2014 e 2020

Capa Cidadao Honorario Maceio - Apenas 15% das cidadanias honorárias de Maceió são de mulheres
Compartilhe

Nos últimos anos, a Câmara dos Vereadores de Maceió concedeu títulos de cidadania honorária a diversas personalidades da política, dos negócios, da comunicação e de outras diversas áreas.  No entanto, a quantidade de títulos dados a homens e mulheres não é equivalente ao longo do tempo.

Dos 135 títulos emitidos entre 2014 e 2020, apenas 21 foram destinados a mulheres, o que corresponde a apenas 15,6% do total de honrarias entregues. Por outro lado, personalidades masculinas tiveram 114 títulos oferecidos no período analisado, o que representa 84,4% do total. É o que revelam os dados coletados pela Agência Tatu, por meio da plataforma Querido Diário mantido pela Open Knowledge Brasil (OKBR).

Proporção de homens e mulheres homenageados pela Câmara dos Vereadores de Maceió entre 2014 e 2020

Essa discrepância entre homens e mulheres homenageados não é um acontecimento exclusivo de Maceió. Na verdade, o mesmo já foi observado em outras cidades, como em Ribeirão Preto, graças a uma matéria colaborativa da Agência Farolete de Jornalismo com a Agência Tatu.

Cidadanias honorárias concedidas em Maceió entre 2014 e 2020

O último título de cidadão honorário, por exemplo, foi dado ao empresário catarinense dono das lojas Havan, Luciano Hang, no último dia 23. O processo da honraria foi solicitado pelo vereador Leonardo Dias (PL) e foi protocolado pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Galba Netto (MDB).

O título foi concedido para Hang devido a implementação de um empreendimento do Grupo Havan na cidade. Além de Hang, o presidente Jair Bolsonaro também já foi nomeado cidadão honorário de Maceió, entretanto, sua titularidade não aparece no site oficial da Câmara.

A também empresária, Luiza Trajano, conhecida por ser dona da Magazine Luiza, foi indicada a receber o título honorário em 2022, em um pedido da vereadora Teca Nelma (PSD). O processo segue em andamento e ainda não foi entregue.

Ainda neste ano, duas professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberam a titulação. De origem cubana, Regla Toujaguez, engenheira geóloga e docente do curso de Engenharia de Agrimensura, recebeu o título de Cidadã Honorária em abril. Maria Edna Bezerra da Silva, professora do curso de Medicina da Ufal, também foi contemplada com a titulação.

Estes homenageados não estão presentes no site da Câmara, já que seus decretos foram emitidos entre 2021 e 2022 e o site só disponibiliza os registros emitidos de 2014 até 2020. Logo, as informações dos outros nomes citados foram coletadas por meio de publicações e matérias da própria Câmara dos Vereadores de Maceió.

Mais nomes famosos como o de George Santoro, que é o atual secretário do Estado da Fazenda de Alagoas (SEFAZ/AL); Hermeto Pascoal, que é compositor e multi-instrumentista natural de Olho D’água das Flores; e também do ex-governador de Alagoas, Renan Filho, compõem o grupo de membros honorários da cidade.

O título confere a “adoção” de uma pessoa que tenha prestado grande serviço em prol da cidade, mesmo que não seja natural daquele lugar.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores, os títulos precisam ser aprovados em plenário por maioria de votos antes de serem publicados em diário oficial. “É lido no plenário em 1° e 2° discussão, após tramitar internamente como qualquer projeto. Depois é que vira Decreto Legislativo da Câmara e pode ser entregue”, explicou a assessoria.

Apesar de solicitado à equipe de assessoria da Câmara de Vereadores de Maceió, até o momento do fechamento desta matéria, não obtivemos resposta quanto aos decretos mais recentes emitidos em 2021 e 2022 e nem quando estarão disponíveis no site.

Parceria com a OKBR

Esta reportagem foi produzida com apoio da Open Knowledge Brasil e contou com o uso do Querido Diário, ferramenta de abertura dos diários oficiais. A iniciativa reúne coletivos de jornalismo independente de diferentes regiões do Brasil para difundir a importância das informações públicas contidas nos Diários Oficiais.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

idh pandemia

Apesar de menor queda do IDH na pandemia, Nordeste segue com menores índices do país

Impacto da crise sanitária foi analisado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Capa_matéria_Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa

Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa 

Interdição do cemitério Santo Antônio devido ao afundamento de solo causado pela mineradora Braskem agravou a situação funerária
Capa Braskem - Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Entre 2004 e 2014 a petroquímica doou quase R$ 3 milhões a dezenas de candidatos alagoanos
Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.