Após meses sem distanciamento social, novo decreto reduz circulação de alagoanos

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Dados da Apple mostram pico de mobilidade no mês de dezembro; circulação tem diminuído após último decreto.

Foto: Lucas Thaynan / Agência Tatu

Por Lucas Maia

Alagoas vive uma intensa segunda onda da pandemia de covid-19. Os números mostram que o estado está muito perto de superar o pior momento vivido durante a crise sanitária no ano passado e bater recorde, inclusive, no número de óbitos.

Na última semana epidemiológica foram diagnosticados 6.751 novos casos e 105 mortos, a segunda pior semana desde o início da pandemia, como já mostrado em matéria publicada na última quarta-feira. Já o número de pessoas internadas tem aumentado dia após dia, com o sistema de saúde do estado chegando ao limite em diversos hospitais públicos e privados.

Foto: Sesau/AL

No entanto, apenas após o estabelecimento de um decreto mais rígido é que a circulação de pessoas começou a diminuir em Alagoas. Os dados, coletados pela Agência Tatu, foram produzidos pela Apple e fornecem um índice diário de mobilidade, que indica se as pessoas estão circulando mais ou menos em diversos lugares do mundo. 

A média de circulação de pessoas antes da pandemia recebeu o valor 100. Sempre que a mobilidade é menor que esse valor significa que as pessoas estão respeitando mais o distanciamento social. Quando é igual ou maior pode significar um sinal de alerta. Nos últimos dias de 2020 esse número chegou a 176 e só voltou a ser menor que 100 após o último decreto estabelecido no estado, anunciado no dia 16 deste mês.

Como metodologia e para facilitar a compreensão, foi estabelecido uma média do índice de mobilidade, para que fosse possível verificar a circulação de pessoas em cada semana epidemiológica. 

Desde agosto o estado contava com uma média de circulação semanal superior a 100. Com a população voltando a aderir ao distanciamento social na última semana epidemiológica, que se encerra no dia 27, Alagoas está com um índice médio de circulação em 85 pontos.

Veja:

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Índice de Distanciamento Social em Alagoas 

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.