Alagoas tem segunda semana com mais casos desde o início da pandemia

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Dados da última semana epidemiológica apontam que quantidade de casos só perde para junho

Hospital Geral do Estado | Reprodução: Thallyson Alves/Ascom HGE

Por Maria Luíza Ávila*

Na semana que compreende os dias 14 a 21 de março, Alagoas registrou 6.751 novos casos de covid-19. O número é o segundo maior registrado desde o início da pandemia, ficando atrás apenas da semana referente aos dias 13 a 20 de junho de 2020, quando foram registrados 6.811 novos casos da doença. 

A análise, feita pela Agência Tatu, se deu a partir de informações do Monitor da Covid-19, e abrange o período de 08 de março de 2020 e 21 de março de 2021, contabilizando semanas epidemiológicas já encerradas.

Esta foi a única semana de 2021 que aparece entre as dez de maior número de novos casos confirmados da pandemia em Alagoas. Confira o gráfico:

As informações foram extraídas do Monitor da Covid-19, plataforma desenvolvida pela Agência Tatu, que coleta dados da Secretaria de Estado da Saúde por meio do Brasil.IO. Já as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado, e a contagem é estabelecida à nível nacional. O primeiro caso confirmado no estado, por exemplo, ocorreu na semana epidemiológica de número 11.

Até essa terça-feira (23), Alagoas registrou 148.422 casos de Covid-19, dos quais 3.378 foram à óbito. Somente no último dia foram registrados 540 novos casos e 20 novos óbitos.

O panorama da Covid-19 no Brasil
Na última segunda-feira (22), o Brasil atingiu uma média de 2.255 óbitos causados pela doença diariamente nos últimos sete dias. O levantamento foi feito pelo Consórcio dos Veículos de  Imprensa, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

A média móvel de sete dias é calculada através da soma dos registros no dia e nos seis dias anteriores e da divisão do total por sete. Por isso, os números divergem daqueles apresentados pelo Ministério da Saúde, que apresenta apenas os óbitos registrados em um dia específico.

*Estagiária sob supervisão da Editoria


DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.