Alagoas tem segunda semana com mais casos desde o início da pandemia

Dados da última semana epidemiológica apontam que quantidade de casos só perde para junho

24/03/21, 11h03 (atualizada em 10/12/21, 17h12)

Compartilhe:

Reportagem Maria Luíza Ávila*

Na semana que compreende os dias 14 a 21 de março, Alagoas registrou 6.751 novos casos de covid-19. O número é o segundo maior registrado desde o início da pandemia, ficando atrás apenas da semana referente aos dias 13 a 20 de junho de 2020, quando foram registrados 6.811 novos casos da doença.

A análise, feita pela Agência Tatu, se deu a partir de informações do Monitor da Covid-19, e abrange o período de 08 de março de 2020 e 21 de março de 2021, contabilizando semanas epidemiológicas já encerradas.

Esta foi a única semana de 2021 que aparece entre as dez de maior número de novos casos confirmados da pandemia em Alagoas. Confira o gráfico:

As informações foram extraídas do Monitor da Covid-19, plataforma desenvolvida pela Agência Tatu, que coleta dados da Secretaria de Estado da Saúde por meio do Brasil.IO. Já as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado, e a contagem é estabelecida à nível nacional. O primeiro caso confirmado no estado, por exemplo, ocorreu na semana epidemiológica de número 11.

Até essa terça-feira (23), Alagoas registrou 148.422 casos de Covid-19, dos quais 3.378 foram à óbito. Somente no último dia foram registrados 540 novos casos e 20 novos óbitos.

O panorama da Covid-19 no Brasil
Na última segunda-feira (22), o Brasil atingiu uma média de 2.255 óbitos causados pela doença diariamente nos últimos sete dias. O levantamento foi feito pelo Consórcio dos Veículos de  Imprensa, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

A média móvel de sete dias é calculada através da soma dos registros no dia e nos seis dias anteriores e da divisão do total por sete. Por isso, os números divergem daqueles apresentados pelo Ministério da Saúde, que apresenta apenas os óbitos registrados em um dia específico.

*Estagiária sob supervisão da Editoria

 

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta.

1. Casos de Covid-19 em Alagoas por semana epidemiológica

Somos uma startup de jornalismo de dados de Alagoas  com foco em produção de conteúdo e produtos inovadores para a realidade local e regional.

Assine a nossa newsletter

© 2017 - 2021 Agência Tatu de Jornalismo de Dados.

Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade