Artigo: De cara nova! Governo de Alagoas lança nova versão de portal de dados

Quem conhece a Agência Tatu, sabe o quanto prezamos pela transparência e como a disponibilização de dados públicos é importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. E, ontem (26), a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas lançou a nova versão do painel Alagoas em Dados e Informações, um importante instrumento de divulgação de

alagoas em dados e informações
Compartilhe

Quem conhece a Agência Tatu, sabe o quanto prezamos pela transparência e como a disponibilização de dados públicos é importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. E, ontem (26), a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas lançou a nova versão do painel Alagoas em Dados e Informações, um importante instrumento de divulgação de informações. O evento ocorreu na Escola de Governo, localizada no Centro de Maceió, e contou com a participação da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag.

Em entrevista à Agência Tatu, o gerente de geoprocessamento, Klebson Silva, contou que a principal mudança é de conceito. “O Alagoas em Dados e Informações deixa de ser apenas uma plataforma de dados e, através dos painéis interativos, passa a ser uma plataforma de informações estratégicas, para que as secretarias e outros órgãos cheguem mais junto para disponibilizar esses dados que a população tanto precisa”.

SOBRE OS PAINÉIS

O portal Alagoas em Dados e Informações foi lançado em 2012 e fornece 300 bases de dados abertos de mais de 10 setores do governo. A plataforma já passou por mais duas reformulações nos últimos anos. Com isso, é possível conferir sete painéis: Painel das Grotas, Covid-19, Ranking de Competitividade dos Estados, de Contas Regionais (PIB), do Emprego, o Alagoas Digital e o Perfil dos Municípios Alagoanos.

O Perfil dos Municípios Alagoanos veio a partir do Anuário Estatístico, e é tido como maior diagnóstico sobre a realidade municipal, no qual é possível conferir de forma rápida e interativa um panorama geral da realidade de cada uma das 102 cidades alagoanas.

Já o Painel das Grotas atua diretamente com o desenvolvimento do Vida Nova nas Grotas, projeto realizado em parceria com o IBGE e a ONU Habitat. O diagnóstico fornece perfil das condições estruturais das 100 grotas de Maceió, abrangendo uma visualização sobre estrutura, energia, moradia, água e esgoto. “Nós temos o maior diagnóstico sobre as grotas de Maceió já feito na história de Alagoas”, informou Thiago Ávila, superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag/AL.

WhatsApp Image 2021 01 27 at 17.29.37 - Artigo: De cara nova! Governo de Alagoas lança nova versão de portal de dados
Painel das Grotas | Imagens: Maria Luíza Ávila/Agência Tatu

Sobre a importância dos painéis, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques, afirmou que a intenção é aproximar os dados da sociedade. “Isso é um pontapé inicial para convidar a comunidade acadêmica para criar outras visualizações e trazer outros painéis para que as pessoas consigam de fato se familiarizar com as informações do dia-a-dia, ver a importância da gente trabalhar cada vez mais com evidências na tomada de decisão”, finalizou.

*Estagiária sob a supervisão da editoria

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
Imagem da Serra da Barriga de drone, em preto e branco, com os dizeres Serra da Barriga acima.

Especialistas explicam por que rompimento de mangueira pode ser causa de acidente na Serra da Barriga

Tragédia ocorrida no último domingo (24) em União dos Palmares deixou 18 mortos e mais de 20 feridos
emendas parlamentares

Quatro dos 10 parlamentares que mais destinaram verbas em emendas individuais são nordestinos

No ranking dos que mais pagaram emendas individuais aprovadas em 2023 e 2024 estão parlamentares do Maranhão, Piauí e dois senadores da Bahia
Trump não postou que não convidou Lula

Trump não postou que não convidaria Lula para sua posse ‘porque lugar de ladrão é na cadeia’

Postagem utiliza com fotos de Donald Trump e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)