Artigo: De cara nova! Governo de Alagoas lança nova versão de portal de dados

Quem conhece a Agência Tatu, sabe o quanto prezamos pela transparência e como a disponibilização de dados públicos é importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. E, ontem (26), a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas lançou a nova versão do painel Alagoas em Dados e Informações, um importante instrumento de divulgação de

alagoas em dados e informações
Compartilhe

Quem conhece a Agência Tatu, sabe o quanto prezamos pela transparência e como a disponibilização de dados públicos é importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. E, ontem (26), a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas lançou a nova versão do painel Alagoas em Dados e Informações, um importante instrumento de divulgação de informações. O evento ocorreu na Escola de Governo, localizada no Centro de Maceió, e contou com a participação da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag.

Em entrevista à Agência Tatu, o gerente de geoprocessamento, Klebson Silva, contou que a principal mudança é de conceito. “O Alagoas em Dados e Informações deixa de ser apenas uma plataforma de dados e, através dos painéis interativos, passa a ser uma plataforma de informações estratégicas, para que as secretarias e outros órgãos cheguem mais junto para disponibilizar esses dados que a população tanto precisa”.

SOBRE OS PAINÉIS

O portal Alagoas em Dados e Informações foi lançado em 2012 e fornece 300 bases de dados abertos de mais de 10 setores do governo. A plataforma já passou por mais duas reformulações nos últimos anos. Com isso, é possível conferir sete painéis: Painel das Grotas, Covid-19, Ranking de Competitividade dos Estados, de Contas Regionais (PIB), do Emprego, o Alagoas Digital e o Perfil dos Municípios Alagoanos.

O Perfil dos Municípios Alagoanos veio a partir do Anuário Estatístico, e é tido como maior diagnóstico sobre a realidade municipal, no qual é possível conferir de forma rápida e interativa um panorama geral da realidade de cada uma das 102 cidades alagoanas.

Já o Painel das Grotas atua diretamente com o desenvolvimento do Vida Nova nas Grotas, projeto realizado em parceria com o IBGE e a ONU Habitat. O diagnóstico fornece perfil das condições estruturais das 100 grotas de Maceió, abrangendo uma visualização sobre estrutura, energia, moradia, água e esgoto. “Nós temos o maior diagnóstico sobre as grotas de Maceió já feito na história de Alagoas”, informou Thiago Ávila, superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag/AL.

WhatsApp Image 2021 01 27 at 17.29.37 - Artigo: De cara nova! Governo de Alagoas lança nova versão de portal de dados
Painel das Grotas | Imagens: Maria Luíza Ávila/Agência Tatu

Sobre a importância dos painéis, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques, afirmou que a intenção é aproximar os dados da sociedade. “Isso é um pontapé inicial para convidar a comunidade acadêmica para criar outras visualizações e trazer outros painéis para que as pessoas consigam de fato se familiarizar com as informações do dia-a-dia, ver a importância da gente trabalhar cada vez mais com evidências na tomada de decisão”, finalizou.

*Estagiária sob a supervisão da editoria

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%