É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco

Ministério do Desenvolvimento Regional afirma que problema em trecho do canal que afeta o Ceará é de setembro de 2022

Fake lula transposicao - É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco
Compartilhe

É falso que o presidente Lula tenha interrompido as atividades da transposição do rio São Francisco. Informações  circulam nas redes sociais com a ideia de que as comportas foram fechadas no novo governo. O Ministério do Desenvolvimento Regional esclarece que não há liberação de água no canal mostrado em vídeo desde novembro de 2022 e que bombas passam por manutenção. A população segue abastecida por operadoras. 

O que estão dizendo?

Vários posts compartilhados nas redes sociais propagam a ideia de que nos primeiros dias do novo governo o funcionamento da Transposição do São Francisco foi interrompido. Em um vídeo, um homem acusa que Lula seria o responsável por tal medida. “Fecharam as comportas, as pessoas estão sem água novamente no nordeste. Bolsonaro terminou a obra e agora o Lula entrou e acabou com a água, estão querendo tirar os encanamentos que foram feitos. Isso é absurdo”, afirma em um vídeo publicado no TikTok.

Oxe, é Fake

No vídeo, o homem utiliza uma notícia do dia 26 de junho de 2020, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro inaugurou trecho da Transposição do São Francisco no Ceará, apesar de generalizar a inauguração, afirmando ter concluído  todo projeto hídricoa a obra. Naquela ocasião, a comitiva oficial foi até o distrito de Milagres, município de Salgueiro (PE), que faz divisa com o Ceará, para acionar a comporta e liberar as águas da transposição. Depois o presidente seguiu para Penaforte (CE) e acompanhou a chegada das águas. 

O abastecimento de água na região Nordeste com a Transposição do São Francisco não foi interrompido depois que Lula assumiu o governo. Ao Nordeste Sem Fake, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela operação, informou que o trecho mostrado no vídeo se trata da estrutura inicial do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no município de Jati, que “desde 26 de novembro de 2022 não há liberação de água por esse canal”. 

Assine nossa newsletter e receba as reportagens e novidades da Tatu toda semana no seu e-mail

O órgão explicou que problemas em bombas já foram registrados, na verdade, no governo anterior . “Os conjuntos de motobombas da Estação EBI-3, do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), tiveram as atividades interrompidas para a realização de manutenção corretiva dos equipamentos. As bombas vinham apresentando problemas desde setembro de 2022, quando houve paralisação de um destes conjuntos”, disse por meio de nota. O MDR garante que “as ações para recuperar a capacidade operacional estão em curso e devem continuar até a solução do problema”.

Apesar do problema, o governo federal informou ainda que a população segue sendo abastecida pelas operadoras estaduais, no caso a Companhia de Água e Esgoto do Ceará e Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). 

No caso do Ceará, o governo lembrou que não existe captação direta da Transposição do São Francisco para o fornecimento de água, já que o projeto ainda não se encontra em fase comercial. “O município de Penaforte não é abastecido por águas do São Francisco e sim pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). No mês de dezembro, devido a uma descarga elétrica (raio), houve uma interrupção do abastecimento por três dias, porém de forma pontual e atualmente o abastecimento da cidade está normal”, informou.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) reforçou, por meio da assessoria de imprensa, que o abastecimento não depende, no momento, da Transposição do São Francisco. “O abastecimento de água no município de Penaforte encontra-se funcionando normalmente, sem nenhuma interrupção na distribuição, por meio de uma vazão média de e 50 m³/h a cada 24h. A companhia informa ainda que realiza captação de água por meio de poços tubulares e não utiliza o manancial Rio São Francisco no local”, detalhou a Cagece.

Já em Pernambuco, os municípios atendidos pela Transposição, a exemplo de Salgueiro, o abastecimento de água não foi interrompido e continua normalmente, como informou a Compesa: “não procedem as informações veiculadas nas redes sociais sobre suspensão do abastecimento de água. O sistema da Transposição está operando normalmente, sem qualquer intercorrência, em todas as cidades atendidas pelos Eixos Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco a partir da segunda etapa da adutora do Pajeú”. 

A Compesa acrescentou que quando são registradas situações pontuais, que necessitem de paralisação do bombeamento da água, para execução de serviços de manutenção, o MDR  sempre emite comunicado à Compesa com antecedência. “Nesses casos, a Compesa adota a melhor estratégia para manter o abastecimento por outras fontes hídricas e avisa à população pelos meios de comunicação sobre os serviços – que são monitorados pelos técnicos da Companhia – e previsão para conclusão dos trabalhos”, pontuou.

Nordeste Sem Fake

A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Oxe, é Fake! Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Ao contrário do que diz vídeo, Bolsonaro não acabou com a seca no Nordeste

Blogueiro utiliza fala descontextualizada de Lula (PT) para afirmar que Bolsonaro (PL) acabou com a seca na região
É falso que apostila incentive masturbação infantil

É falso que apostila para professores incentive masturbação infantil

Vídeo com desinformação viralizou em 2019 e voltou a ser compartilhado
é falso que Dino estava com assassino de Marielle

Homem dançando ao lado de Dino em vídeo é o governador do MA, e não acusado de mandar matar Marielle

Post mente ao sugerir que homem dançando ao lado de Flávio Dino, ministro do STF, seria Domingos Brazão
é fake que carne de cachorro será distribuída em creches

É falso! Município de Apodi não autorizou distribuição de carne de cachorro em creches

Vídeo distorce informação de proposta de vereador do município do Rio Grande do Norte