Brasil olímpico: país conquista medalhas desde 1922

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Melhor desempenho do país foi em 2016, quando sediou os jogos

João do Pulo nas Olimpíadas de Moscou, em 1980

Por Agência Tatu

O mundo inteiro está atento às diversas modalidades disputadas por atletas de 203 países de todos os continentes, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Até a tarde desta quarta-feira (28), o Brasil havia conquistado cinco medalhas: uma de ouro (no surf), duas de prata (ambas no skate) e duas de bronze (no judô e na natação 200m livre). 

A expectativa para muitos esportistas é que o país supere a marca das Olimpíadas do Rio, em 2016, quando teve o melhor desempenho de todos os tempos, ganhando 19 medalhas no total, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze. 

Mas você sabe qual foi o desempenho do Brasil em cada uma das Olimpíadas que o país participou? Confira abaixo.

Os esportes que mais renderam medalhas ao Brasil foram o Judô (22), a Vela (18) e o Atletismo (17). Vela é o esporte que rendeu mais ouros ao país: sete medalhas douradas. Na sequência vem o Atletismo e Vôlei, com cinco medalhas de ouro cada modalidade.

Atletas por região

Com a representação de todas as regiões do país em 2021, o Brasil conta com 186 atletas do Sudeste, 47 do Sul, 44 do Nordeste, 14 do Centro-Oeste e três do Norte. Em um post publicado no Instagram, nessa segunda-feira (26), a Agência Tatu errou a quantidade de atletas das regiões, apontando que o Sudeste contava com 184 representantes, Nordeste com 51, Sul com 47, Centro-Oeste com 13 e Norte com oito atletas. Por este erro pedimos desculpas aos nossos leitores.

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:
Guia do Time Brasil – Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.