Eleições 2022: o que é a democracia e quais regimes políticos já passaram pelo Brasil

Democracia tem sido elemento central no debate eleitoral de 2022

Capa da matéria "Eleições 2022: o que é a democracia e quais regimes políticos já passaram pelo Brasil". Ilustração digital que traz um fundo azul, várias mãos para o alto e alguns balões de dialógo logo acima.
Compartilhe

Durante o período eleitoral, o sistema democrático é bastante mencionado, afinal ele é o responsável por permitir que a população escolha seus representantes. No entanto, nem todos entendem o que de fato é a democracia, quais outros regimes o Brasil já teve e os demais existentes no mundo.

A democracia é um regime político que permite a participação da população por meio do voto direto, universal e secreto. Além de possibilitar a autonomia dos três poderes de estado, liberdade de expressão, possibilidade de existência de mais de um partido e por ser um estado de direito. A principal maneira pela qual os países democráticos se organizam atualmente é por meio das repúblicas.

Até 1889 o Brasil não possuía esse regime político, o chefe de estado não era eleito por voto direto, nem existiam os três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. O processo de transição da monarquia para a democracia aconteceu com a Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca assumiu o posto de chefe do estado provisório.

Ao longo da história o país passou por diversos momentos de interrupção democrática, sendo a última delas a ditadura militar instaurada em 1964 e que perdurou até 1985, ano em que foi estabelecida a atual constituição.

Durante o governo ditatorial militar, os princípios da democracia ficaram de escanteio. No período, a atuação dos poderes legislativo e judiciário foi extinta ou limitada, além disso, não havia voto direto para eleger o presidente da república. A população não tinha qualquer poder para influenciar os rumos políticos do país.

Divisões da República

A república é dividida em alguns tipos de governos, sendo República presidencialista, República semipresidencialista e República parlamentarista. Confira a seguir as características de cada uma:

  • República Presidencialista: é o sistema governamental onde o chefe do governo também é o chefe de Estado, liderando o poder executivo, mas não é responsável pelo legislativo e nem pelo judiciário. O chefe de Estado é intitulado “presidente” na maioria dos países com essa forma de governo, como é o caso do Brasil.
  • República Semipresidencialista: nesse modelo, o chefe de Estado partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e um gabinete. O primeiro-ministro e o gabinete são responsáveis diante da legislatura de um estado.
  • República Parlamentarista: neste sistema parlamentarista de governo, o chefe de Estado não é o mesmo que chefe do Governo. Assim, o chefe de Estado não tem amplo exercício das atribuições políticas, já que a maior parte é ministrada pelo chefe de Governo, que em alguns casos pode vir a ser o primeiro-ministro.

Outros regimes

Nem todos os países são regidos por um governo democrático atualmente.

A monarquia, vigente em países como Inglaterra e Arábia Saudita, é um regime antigo que sofreu algumas alterações. No caso da Inglaterra, a monarquia é parlamentarista, ou seja, há um rei ou rainha que representa o Chefe de Estado Cerimonial, mas o poder é exercido pelo primeiro-ministro que é o chefe do Governo. Já na Arábia Saudita, a monarquia é absolutista e todo o poder é controlado pelo monarca, que é chefe de Estado e de Governo.

De acordo com o Democracy Index, ligado à revista britânica The Economist, 59 países no mundo estão atualmente sob regimes autoritários. Coreia do Norte (1.08), Mianmar (1.02) e Afeganistão (0.32) são considerados menos democráticos devido aos seus baixos índices.

Com índices altos, Noruega (9.75), Nova Zelândia (9.37) e Finlândia (9.27) lideram os países com democracia plena. O Uruguai e a Costa Rica são os únicos países da América do Sul e da América Central a integrar essa lista, já que a maioria é de países europeus.

Alguns países que já tiveram governos autoritários ou ditatoriais, como a Itália com o fascismo; e a Alemanha com o nazismo, não são mais regidos por governos assim. Atualmente, esses dois países são democráticos.

Somente 21 países são classificados como democraticamente plenos; 53 são democraticamente imperfeitos, incluindo o Brasil (6.86) nessa classificação; já 34 países têm regimes híbridos. Isso evidencia que existem mais nações sob governos totalitários, correspondendo a 35,3% dos 167 países sondados na pesquisa.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Copa do Mundo 2022 expande discussão sobre direitos humanos no Twitter". Ilustração digital com um fundo bordô igual a cor da bandeira do Catar com um casal homoafetivo beijando-se mas censurado.

Copa do Mundo 2022 expande discussão sobre direitos humanos no Twitter

Mulheres e pessoas LGBTQIA+ são os mais oprimidos pelas regras religiosas e sociais do país sede da competição
Capa Braskem - Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Entre 2004 e 2014 a petroquímica doou quase R$ 3 milhões a dezenas de candidatos alagoanos
capa candidatos eleitos governador - Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Veja ainda dados de abstenção e presidente mais votado em cada um dos estados nordestinos
Capa da matéria "Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno". Ilustração digital com fundo vermelho contendo mapa do nordeste, no primeiro plano tem uma imagem do Lula apertando mãos de pessoas.

Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno

Candidato do PT também foi o mais votado na maioria dos municípios brasileiros