Considerada prioridade na vacinação, veja onde está população indígena em AL

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Grupo integra 1ª fase de Imunização contra a Covid-19 em todo o país

Xukuru-Kariri de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas (Foto: Ascom Selaj/Arquivo)

Por Agência Tatu

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesse domingo (17), o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac – e AstraZeneca – desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz. Com o aceno da Agência, o governador Renan Filho (MDB), anunciou ontem (17) que Alagoas deve receber, ainda hoje, ao menos 71.080 mil vacinas.

Esse primeiro lote, de acordo com o emedebista, será destinado prioritariamente aos profissionais de saúde e à população indígena de Alagoas. “A expectativa, nesse primeiro momento, é que recebamos pouco mais de 70 mil vacinas. Vamos priorizar os profissionais de saúde e a população indígena, como recomenda o Ministério da Saúde”, falou Renan Filho, em live nesse domingo.

Em Alagoas, de acordo com dados do Portal Brasileiro de Dados Abertos analisados pela Agência Tatu, há seis etnias indígenas, divididas em várias comunidades por todo o estado: Xukuru Kariri, Jeripancó, Tinguí Botó, Kariri Xocó, Karapató e os Wassu Cocal.

Destas etnias, apenas a Tingui Botó não registrou mortes desde o início da pandemia. As outras cinco tiveram uma morte cada pelo novo coronavírus, de acordo com dados do Painel Covid-19, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas.  

Confira gráfico com os números gerais de casos absolutos por etnia:

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:
Dados sobre as Terras Indígenas de AL
Dados sobre casos de Covid-19 em comunidades indígenas de AL até 18/01

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.