É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas

fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió
Falso
Compartilhe

Como mostrado em matéria publicada pela Agência Tatu, uma das minas subterrâneas desativadas da empresa Braskem está em processo de colapso e há uma previsão de que pode afundar nas próximas horas, podendo oferecer risco para quem estiver no entorno. No entanto, a área de risco já foi mapeada e as pessoas que ainda viviam nas proximidades foram retiradas nas últimas horas. A mina n°18, apontada com risco de afundamento pelos órgãos que monitoram a região, fica próxima ao antigo centro de treinamento do CSA, no Mutange, às margens da Lagoa Mundaú.

O que estão dizendo?

Mensagens estão circulando com a informação de que o colapso iminente poderia afetar outros bairros e até a região do Cepa (Centro Educacional de Pesquisa Aplicada), localizado na Avenida Fernandes Lima, uma das maiores e mais importantes vias da capital alagoana. 

Oxe, é fake! 

Embora diversas autoridades e órgãos do poder público estejam monitorando a situação e atualizando o cenário em tempo real, tanto o Governo Federal, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió garantem que toda a área que oferece risco imediato já foi desocupada e não há mais qualquer pessoa na região. Assim, o afundamento dessa mina não impactará, segundo os órgãos, em risco para outras localidades, como a Avenida Fernandes Lima, por exemplo.

Mapa de risco atualizado pela Defesa Civil de Maceió nesta quinta-feira (30)

Verde claro oferece risco imediato. A maior parte da região já estava desabitada. As pessoas que ainda viviam na área foram evacuadas nas últimas horas. A zona com tracejado vermelho passou de região de monitoramento e agora também está marcada como região para realocação. Toda a área de criticidade 00 está completamente desabitada, de acordo com informações da Defesa Civil de Maceió.

Verde escuro está em monitoramento e não oferece risco imediato. Área com linha branca estava fora da área de risco e passa a ser monitorada.

V5 Areas 1 page 0001 - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Nordeste Sem Fake

A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

inteligencia artificial agencia tatu - Tatu lança diretrizes de uso de Inteligência Artificial em reportagens e projetos

Tatu lança diretrizes de uso de Inteligência Artificial em reportagens e projetos

Política de Uso de IA vai guiar o trabalho jornalístico da redação com esta tecnologia
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana