É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%

capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023
Falso
Compartilhe

Circulam nas redes sociais diversas mensagens afirmando que a violência estaria aumentando em Alagoas e em outros estados da região Nordeste. No entanto, os dados mostram que os casos de crimes violentos letais e intencionais, como homicídios e feminicídios, estão diminuindo ao longo dos anos.

O que estão dizendo

Diversas pessoas têm divulgado mensagens sobre uma suposta “onda de violência que não se via há muito tempo” no Nordeste e especialmente no estado de Alagoas. A plataforma mais utilizada para difundir as mensagens é a rede social X, antigo Twitter.

“O nordeste sempre foi, é governado pela esquerda, violência, tudo de horrível multiplicou agora, Alagoas está extremamente violento”, diz uma das mensagens veiculadas na rede social X.

“Violência em Alagoas que estava controlada há 8 anos, começou a sair do controle. Assaltos, furtos, latrocínios e homicídios estão escalando. A polícia depois da vitória do ladrão cruzou os braços”, diz uma outra mensagem na mesma rede.

Oxe, é Fake

Os dados mais recentes do Boletim Estatístico de Crimes Violentos Letais Intencionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (confira o Boletim de 2022 e o de 2023) mostram uma redução de 1,2% no número de crimes violentos letais e intencionais entre 2022 e 2023. No ano passado foram 984 casos registrados entre janeiro e outubro e no mesmo período deste ano são 972.

Já os casos de feminicídio tiveram uma redução proporcional ainda maior: 34%. Enquanto em 2022 foram registrados 26 feminicídios entre janeiro e outubro, neste ano 17 mortes por feminicídio foram contabilizadas no mesmo período.

Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Captura de tela de 2023 11 28 09 35 06 - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023

A edição de 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados de 2022, revelou que a maior queda no número de mortes violentas registradas no Brasil foi no Nordeste (4,5%). Apenas na região, cerca de 889 vidas foram poupadas. Confira aqui a publicação.

Embora entre 2021 e 2022, os números de Alagoas tenham crescido 4,2%, a tendência é de queda desde o início da série histórica. Nos últimos oito anos o número de mortes violentas intencionais no estado tem ficado abaixo de 2 mil casos anuais. 

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
inteligencia artificial agencia tatu - Tatu lança diretrizes de uso de Inteligência Artificial em reportagens e projetos

Tatu lança diretrizes de uso de Inteligência Artificial em reportagens e projetos

Política de Uso de IA vai guiar o trabalho jornalístico da redação com esta tecnologia
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência