A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

Aproximadamente metade da população da faixa +100 vive na Bahia e Maranhão

Capa da matéria "A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais" publicada originalmente na Agência Tatu.
Compartilhe

30 a cada 100 mil habitantes dos Estados do Nordeste têm 100 anos de idade ou mais, de acordo com os dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Ainda segundo os dados analisados pela Agência Tatu, são 16.317 pessoas na região que ultrapassaram um século de vida, representando 0,03% da população da região, que é de mais de 54 milhões. Destas, 11.341 são mulheres, representando 21 a cada 100 mil habitantes, enquanto 4.976 são homens, totalizando 9 a cada 100 mil habitantes.

Grafico Etario 2 - A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

A Bahia lidera a lista dos estados nordestinos com a maior quantidade de centenários, com um total de 5.336 pessoas nessa faixa etária de mais de 100 anos, que representa 0,04% da população total do estado. Em segundo lugar, o Maranhão, que registra 2.470 centenários, também em 0,04% da população estadual. 

Por outro lado, os estados de Sergipe, Piauí, Ceará e Pernambuco têm 0,02% da sua população representada por pessoas na faixa etária a partir dos 100. 

População nordestina na faixa etária +100

Além disso, o Censo 2022 revela também uma diferença populacional entre homens e mulheres nordestinos com relação à faixa etária. Enquanto a mais populosa entre as mulheres é de 35 a 39 anos, no caso dos homens se concentra na faixa etária de 15 a 19 anos.

Mediana de vida nos estados nordestinos

A idade mediana nos estados do Nordeste varia de 30, que é da população do Maranhão, para 35, que é a da Bahia. A mediana é um valor que aparece exatamente no meio de um conjunto de números, ou seja, 50% dos habitantes têm menos de 30 ou 35 anos, enquanto a outra metade tem mais. A Bahia foi o único estado do Nordeste que apresentou a mesma mediana nacional, que também é de 35 anos.

O Rio Grande do Sul é o estado que teve a maior mediana do país, 38 anos. Já o Acre, Amazonas e Amapá tiveram a menor mediana, de 27 anos.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

hanseníase no nordeste

Nordeste é a região que menos reduziu casos de hanseníase no Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram redução de 33,1% de casos de hanseníase entre 2013 e 2022
pessoas em situação de rua

Nordeste lidera aumento de violência contra pessoas em situação de rua

Somente em AL, mais de 300 pessoas em situação de rua foram mortas nos últimos 11 anos; Segurança Pública de diversos estados não identifica condição de vítimas ou tem dados subnotificados
Capa da matéria sobre empreendedores surdos do Nordeste. Fundo em azul com mãos, em preto e branco, fazendo os sinais em Libras formando a palavra Negócio Acessível".

Empreendedores surdos provam que deficiência não limita capacidade de ter a própria empresa

Reportagem especial traz histórias de três empreendedores surdos e seus negócios
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”". Foto de Matthew Rettenmund/SplashNews.com

Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”

Previsão de espectadores para o show é de 1,5 milhão de pessoas