Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Homenagens destacarão personagens e elementos presentes na cultura regional

Capa da matéria "Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo" publicada originalmente na Agência Tatu.
Compartilhe

Ultrapassando barreiras geográficas, algumas figuras e tradições do Nordeste serão homenageados em 11 diferentes samba-enredos que serão apresentados nos desfiles tradicionais de carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo este ano.

A Agência Tatu reuniu as homenagens das escolas de samba da Série Ouro e da Classe Especial do Rio de Janeiro e de São Paulo, em desfiles que começam nesta sexta-feira (9) e se estendem até a próxima segunda-feira (12). No Rio de Janeiro a festa acontece no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, já em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi.

Confira as escolas do Rio de Janeiro e os enredos escolhidos:

Beija-Flor de Nilópolis com “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”
O enredo da escola Beija-Flor pretende abordar Maceió, Nilópolis e até Etiópia. A escola mergulha na história das festas de Palmares, destacando as raízes nos cultos africanos e saberes indígenas. A figura marcante do enredo é o engraxate e carnavalesco maceioense,  Benedito dos Santos, fundador do bloco Cavaleiro dos Montes, que se intitulou Rás Gonguila, autoproclamado descendente do último imperador da Etiópia.

"Um Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila" da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Imagem: Divulgação - Beija-flor
“Um Delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila” da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Imagem: Divulgação – Beija-flor

Confira o samba-enredo da escola.

Unidos de Padre Miguel com “O Redentor do Sertão”
A escola homenageará a história de Cícero Romão Batista, Padre Cícero, nascido em 1844 na cidade do Crato, no sertão do Ceará, no ano em que completaria 180 anos. Com esse tema, a Unidos de Padre Miguel apresenta “O Redentor do Sertão”. A narrativa, influenciada pela literatura de cordel, aborda a vida do religioso a partir do imaginário popular, explorando as manifestações do povo sertanejo: esperança, medo e fé.

“O Redentor do Sertão” enredo da escola de samba Unidos de Padre Miguel. Imagem: Divulgação - Unidos de Padre Miguel
“O Redentor do Sertão” enredo da escola de samba Unidos de Padre Miguel. Imagem: Divulgação – Unidos de Padre Miguel

União do Parque Acari Com “Ilê Aiyê”
A União do Parque Acari celebra os 50 anos do bloco afro mais antigo do Brasil e traz o enredo “Ilê Aiyê” diretamente da Bahia para a Sapucaí. Destacando a valorização da cultura afro-brasileira, a escola pretende combater o racismo e promover a igualdade por meio de desfiles, música e atividades culturais. Uma homenagem marcante ao legado do Ilê Aiyê.

Fundado em 1° de novembro, de 1974, em Salvador, Bahia, o bloco Ilê Aiyê tinha como objetivo lutar a favor dos negros contra o racismo, além de dar representatividade as raízes africanas, divulgando a arte, a música e a dança.

“Ilê Aiyê” enredo da escola de samba União do Parque Acari. Imagem: Divulgação - União do Parque Acari
“Ilê Aiyê” enredo da escola de samba União do Parque Acari. Imagem: Divulgação – União do Parque Acari

A escola de samba não possui site oficial, mas todas as informações a respeito do desfile e enredo podem ser encontrados nas redes sociais da escola: @uniaodoparqueacarioficial no Instagram e @gres_upaoficial no Twitter.

Acadêmicos de Vigário Geral com “Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta”
A cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, é o foco da Acadêmicos de Vigário Geral. Com o enredo “Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta”, a escola pretende explorar as curiosidades do São João, movimento que agita a região metropolitana de Fortaleza.

“Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta” enredo da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral. Imagem: Divulgação - Acadêmicos de Vigário Geral
“Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta” enredo da escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral. Imagem: Divulgação – Acadêmicos de Vigário Geral

A escola de samba também não possui site oficial, mas todas as informações a respeito do desfile e enredo podem ser encontradas nas redes sociais da escola: @vigariogeraloficial no Instagram.

Unidos da Ponte com “Tendendém – O axé do epô pupá”
Fiel à tradição de enredos afros, a Unidos da Ponte destaca o tema “Tendendém – O axé do epô pupá”. Contando a saga do dendê desde sua origem mítica em terras africanas até a chegada ao Brasil, a escola promete uma narrativa envolvente e visualmente impactante.

“Tendendém – O axé do epô pupá” enredo da escola de samba Unidos da Ponte. Imagem: Divulgação - Unidos da Ponte
“Tendendém – O axé do epô pupá” enredo da escola de samba Unidos da Ponte. Imagem: Divulgação – Unidos da Ponte

O carnavalesco da escola, Renato Esteves, explica que o título nasceu de um jogo de palavras, criando o neologismo “temdendém”, junção de “tem” com “dendém” – que é a forma usada em Angola. Mais detalhes e informações sobre o enredo e desfile da escola Unidos da Ponte estão disponíveis no perfil do instagram: @unidosdaponteoficial.

Assine grátis a newsletter da Tatu e fique por dentro de tudo!
Confira as escolas de samba de São Paulo e os enredos escolhidos:

Acadêmicos do Tatuapé com “Mata de São João – uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores”
Desfilando no Grupo Especial, a Acadêmicos do Tatuapé vai apresentar o samba-enredo sobre a Mata de São João, um dos municípios da Grande Salvador, na Bahia. O samba-enredo é uma homenagem da escola ao litoral do estado, mas também um chamado para conscientização e conservação.

“Mata de São João – uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores” enredo da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé. Imagem: Divulgação - Acadêmicos da Tatuapé.
“Mata de São João – uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores” enredo da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé. Imagem: Divulgação – Acadêmicos da Tatuapé.

Confira o samba-enredo da escola.

X-9 Paulistana com “Nordestino sim, nordestinado jamais”
A X-9 Paulistana aposta na inspiração do poeta “Patativa do Assaré”, o enredo vai exaltar a cultura nordestina e toda sua diversidade, mostrando a força, a criatividade e a resistência dos que construíram e constroem cada estado da região.

“Nordestino sim, nordestinado jamais” enredo da escola de samba X-9 Paulistana. Imagem: Divulgação - X-9 Paulistana
“Nordestino sim, nordestinado jamais” enredo da escola de samba X-9 Paulistana. Imagem: Divulgação – X-9 Paulistana

Colorado do Brás com “Os encantos da raiz do Mandacuru”
A Colorado do Brás vai trazer o enredo: “Os encantos da raiz do Mandacuru”, que é uma cactácea nativa do Brasil, mais precisamente do Nordeste e tem diversas funções, como fitoterápica.

“Os encantos da raiz do Mandacuru” da escola de samba Colorado do Brás. Imagem: Divulgação - Colorado do Brás
“Os encantos da raiz do Mandacuru” da escola de samba Colorado do Brás. Imagem: Divulgação – Colorado do Brás

Dom Bosco com “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”
A escola de samba terá o enredo “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”, que é uma aposta de mostrar como seria a região inspirado na música ‘Nordeste Independente’ da cantora Elba Ramalho.

“Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente” enredo da escola de samba Dom Bosco. Divulgação - Dom Bosco.
“Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente” enredo da escola de samba Dom Bosco. Divulgação – Dom Bosco.


A escola de samba não possui site oficial, mas todas as informações a respeito do desfile e enredo podem ser encontradas no instagram da escola: @domboscodeitaqueraoficial.

Nenê de Vila Matilde com “Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá”
A Nenê de Vila Matilde traz uma homenagem à Lia de Itamaracá, compositora e maior cirandeira do Brasil que neste ano completou 80 anos de idade.

“Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá” enredo da escola de samba Nenê da Vila Matilde. Imagem: Divulgação - Nenê da Vila Matilde
“Cirandando à vida prá lá e prá cá. Sou Lia, sou. Nenê sou de Itamaracá” enredo da escola de samba Nenê da Vila Matilde. Imagem: Divulgação – Nenê da Vila Matilde

Sem site oficial, mais detalhes e informações sobre o enredo e desfile da escola estão disponíveis no perfil do instagram: @nenedevilamatildeoficial.

Imperatriz da Paulicéia com “Maracatu – Bendito é o seu rito”
A escola de samba Imperatriz da Paulicéia trará a forte manifestação cultural de Recife para o Anhembi. O maracatu, ritmo musical originalmente pernambucano, é considerado patrimônio cultural do Brasil e será homenageado nesse desfile da escola Imperatriz da Paulicéia.

“Maracatu – Bendito é o seu rito” enredo da escola de samba Imperatriz da Paulicéia. Imagem: Divulgação - Imperatriz da Paulicéia
“Maracatu – Bendito é o seu rito” enredo da escola de samba Imperatriz da Paulicéia. Imagem: Divulgação – Imperatriz da Paulicéia

Acompanhe os desfiles
É possível acessar todas as informações sobre agenda, localização, organização e as notícias recentes sobre os desfiles nos dois estados. Para o Carnaval do Rio o site oficial é o Carnaval.rio. Já para o carnaval de São Paulo, o site é o da liga das escolas de samba de São Paulo (LigaSP).

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais" publicada originalmente na Agência Tatu.

A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

Aproximadamente metade da população da faixa +100 vive na Bahia e Maranhão
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”". Foto de Matthew Rettenmund/SplashNews.com

Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”

Previsão de espectadores para o show é de 1,5 milhão de pessoas
Ilustração com fundo amarelo e do lado esquerdo bandeiras de sao joao e uma mesa com comidas típicas em preto e branco, do lado direito três sinais de interrogação.

Quiz: veja quais fatos sobre o São João você consegue acertar

Período festivo é um dos mais aguardados do ano e é bastante celebrado no Brasil, principalmente na região Nordeste.
Quilombolas no Nordeste

A cada 10 quilombolas do Nordeste, apenas 1 vive em território delimitado

Censo 2022 contabilizou 905.415 quilombolas na região; estados do Nordeste concentram mais de 68%, no entanto, menos de 10% em territórios quilombolas