Maceió teve aumento populacional de 9% nos últimos 10 anos | Agência Tatu de Jornalismo de Dados

Maceió teve aumento populacional de 9% nos últimos 10 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Aos 205 anos, cidade conta com uma estimativa populacional de 1.025.360 habitantes

Por Graziela França

Centro de Maceió / Foto: Fecomércio – Divulgação

Com um litoral composto por águas de um azul esverdeado inconfundível, Maceió encanta moradores e visitantes há 205 anos, celebrados neste sábado (5).

De acordo com dados coletados pela Agência Tatu do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital alagoana teve um aumento populacional de 9% nos últimos 10 anos, passando de 932.748 habitantes para 1.025.360.

O Paraíso das Águas – por suas lagoas e praias – conta ainda com uma culinária fascinante, famoso artesanato, grandes artistas e um povo acolhedor. Com tudo isso, Maceió atrai cada vez mais visitantes. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a estimativa é que de dezembro de 2020 a março de 2021, 750 mil turistas, de vários locais do mundo, desembarquem na capital (incluindo os que vão para outras cidades do estado).

Fim de tarde na capital de Alagoas – Pixabay

O abismo social na cidade também é inegável e poucas quadras separam diferentes classes sociais. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Maceió possui o menor IDH entre todas as capitais brasileiras.

Vale do Reginaldo – Foto: Tribuna Hoje

História de Maceió

O nome Maceió vem do Tupi “MAÇAYÓ” ou “MAÇAI-O-K”, que significa “O QUE TAPA O ALAGADIÇO”, conforme os índios que viviam na região chamavam.

Quando os portugueses chegaram, traduziram o nome para Maceió.
De acordo com a história oficial, a cidade teve sua origem em um antigo engenho de açúcar e seu desenvolvimento teve início com a chegada dos navios, que atracavam no porto de Jaraguá, o mesmo porto foi utilizado para exportação de açúcar, madeira, coco, couro e mais algumas especiarias.

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.