Nordeste ultrapassa R$198 milhões em multas de trânsito em 2022

Dados do DNIT se referem às multas cometidas em estradas federais

Capa da matéria "Nordeste é a região com mais infrações de trânsito em 2022" publicada originalmente na Agência Tatu. Ilustraçõa com dois sensores de velocidade posicionados nas laterais e uma placa de 60km/h no meio.
Compartilhe

Em 2022, houve um grande número de multas de trânsito aplicadas em infrações registradas em estradas federais de todo o país, mas o Nordeste é a região com mais registros: 1.163.842 multas, o que resultou em mais de R$198 milhões, de acordo com dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), divulgados pela Fiquem Sabendo e analisados pela Agência Tatu.

A Bahia foi o estado que registrou a maior quantidade de autuações com multas na região, totalizando 298.329. Em seguida, veio o Rio Grande do Norte, com 143.418 registros, e o Maranhão, com 130.856.

Instrumentos utilizados para a redução de acidentes, os equipamentos que registram as infrações estão presentes onde as estatísticas de acidentes indicam muitos incidentes, como informa o DNIT.

Quantitativo de multas nos estados do Nordeste em 2022

Estradas com mais infrações

O Piauí aparece em sexto lugar no ranking do Nordeste, com um total de 99.595 multas registradas em 2022. No entanto, o estado teve as estradas com as maiores quantidades de multas aplicadas da região: “BR343 KM 2.160” e “BR343 KM 3.800”, ambas na capital Teresina e na mesma rodovia federal.

No Nordeste, também aparecem entre as 10 maiores quantidades de multas a “BR116 KM 1.925”, em Fortaleza (CE), e a  “BR104 KM 94.320”, em Rio Largo (AL).

Infrações de trânsito por estado

Multas por região do Brasil

Depois do Nordeste, que registrou 1.163.842 multas em 2022, o Sul foi a segunda região que mais teve multas aplicadas, totalizando 723.687 registros. Em seguida, aparece o Sudeste (426.838 multas), o Centro-Oeste (285.713) e, por fim, o Norte (247.581).

De acordo com Fabrício Galvão, diretor-executivo do DNIT, as multas incidem em cima das rodovias que possuem radar e fiscalização exclusivamente federal. “O Norte do país tem poucas estradas pavimentadas, e sem pavimento não tem radar. Já no Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm muita malha concedida, então quando a gente concede a malha para a iniciativa privada o controle quem faz é a concessionária. O que ‘sobra’ para o DNIT é a nossa malha própria, que tem sua maioria no Nordeste, onde tem mais radares espalhados. O radar  se apresenta como solução muito eficaz pra redução de acidentes e redução da gravidade, evitando mortes nas rodovias federais”, explicou o diretor.

 

 

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

IMG 2700 - Grandes nomes do jornalismo alagoano e nacional marcam presença no FIJA 2025

Grandes nomes do jornalismo alagoano e nacional marcam presença no FIJA 2025

Segunda edição do evento teve ingressos presenciais esgotados e se consolidou como espaço de fomento à inovação na comunicação de Alagoas
02.06 ViolenciaNE Capa - Dos cinco estados mais violentos do Brasil, quatro estão no Nordeste

Dos cinco estados mais violentos do Brasil, quatro estão no Nordeste

Os dez municípios com maior taxa de homicídios do Brasil também estão na região
16.06 ViolenciaNE Capa 4 - Em Alagoas, ser negro aumenta em 23 vezes o risco de morrer assassinado

Em Alagoas, ser negro aumenta em 23 vezes o risco de morrer assassinado

Estado possui a maior diferença do país com 48,9 homicídios de negros por 100 mil habitantes, enquanto registra 2,1 de não negros
Apreensões de armas no Piauí

Piauí tem o maior aumento de apreensões de armas do país nos últimos 10 anos

Número apresentado em 2024 foi 16 vezes maior do que em 2015; veja os dados e o que diz especialista