O ChatGPT está fora do ar?

Robô da Agência Tatu confere, em tempo real, se ferramenta de inteligência artificial está funcionando ou não

Capa da matéria "O ChatGPT está fora do ar?" publicada na Agência Tatu. Há um fundo azul claro, com vários "0" e "1", representando a binariedade dos códigos. No primeiro plano tm um robô.
Compartilhe

Não, o ChatGPT está funcionando normalmente neste momento o/

Veja qual o status oficial de cada uma das plataformas ligadas ao ChatGPT às 01:25 de hoje:

Todos os sistemas operacionais

  • ChatGPT: operacional
  • ChatGPT API: operacional
  • OpenAI Labs: operacional
  • OpenAI Playground: operacional

O ChatGPT é uma ferramenta que ganhou a atenção de curiosos e entusiastas da tecnologia de inteligência artificial (IA), que é o foco de pesquisa da empresa estadunidense OpenAI, responsável por desenvolver a plataforma e treinar tudo que o ChatGPT sabe.

A estabilidade das ferramentas são checadas nesta página a cada 5 minutos. Nossa última verificação foi às 01:25 do dia 21 de junho de 2023

O status da plataforma é verificado de maneira automatizada, por meio de um bot desenvolvido pela Agência Tatu, que coleta os dados a partir dos detalhes de funcionamento de todas as ferramentas que podem ser consultadas na página oficial da OpenAI.

Instabilidades que deixam o ChatGPT fora do ar

De acordo com a empresa OpenAI, a ferramenta tem recebido um número de acessos superior ao que era esperado e suportado, levando, assim, a instabilidades do sistema, que acontece devido ao grande número de acessos simultâneos.

Quando isso acontece é exibida a mensagem “ChatGPT is at capacity right now” (O ChatGPT está na sua capacidade máxima), indicando que o tráfego de usuários naquele momento é muito mais alto do que o site suporta, provocando a suspensão temporária das atividades.

No entanto, em algumas ocasiões a suspensão do serviço se deve a outros motivos, como manutenção em bases de dados, aperfeiçoamento de modelos, falhas em código de terceiros, entre outras razões alegadas pela empresa.

Pra que serve o ChatGPT?

É possível pedir que a IA escreva e resuma textos, produza códigos de programação, faça cálculos matemáticos passo a passo, componha poesias e letras de músicas ou que apenas converse com o usuário. De todas as maneiras, a ferramenta é fruto das pesquisas sobre inteligência artificial realizadas pelo laboratório da empresa OpenAI.

O ChatGPT também caiu na mira da mídia mundial, que pautou as vantagens, peculiaridades, limitações e até as “ameaças profissionais”, levantando o questionamento sobre o futuro da inteligência artificial. 

A ferramenta pode ser acessada através da página da OpenAI ou por meio de https://chat.openai.com/, mas antes do primeiro uso é preciso fazer uma conta na plataforma e logar-se para usar o ChatGPT na versão gratuita.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

09.10 CAPA SaoDesiderio - Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Conheça São Desidério, a cidade com a maior emissão de carbono do Nordeste

Município baiano de apenas 35 mil habitantes liberou no último ano quase 8 milhões de toneladas de CO₂, mais da metade do total da cidade de São Paulo
Árvores queimadas no Nordeste | Foto: Melquíades Júnior

Nordeste é 2º maior emissor de gases do efeito estufa por desmatamento

Atividade foi responsável pela emissão de 246,7 milhões de toneladas de CO² na região em 2023
05.09 Materia Vacina CAPA - Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Na região, os casos de tuberculose em crianças de até 4 anos saltaram de 250 em 2014 para 396 em 2024.
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024