Piseiro é o ritmo mais ouvido no Nordeste

Dados do YouTube Charts revelam ritmos musicais dominantes na região e em todo o país

Ilustração com fundo verde com símbolo de tocador de música e mapa delineado da região nordeste
Compartilhe

A caminho do trabalho, durante o expediente, arrumando a casa ou no fim de semana para se divertir. A música está presente em muitos momentos na rotina dos brasileiros. Antes em vinis e vitrolas, depois em CDs, MP3s, pen-drives e, enfim, em plataformas online, que revelam o que os brasileiros mais ouvem. 

De acordo com dados do YouTube Charts, coletados pela Agência Tatu, entre maio e julho de 2022 o forró “piseiro” conquistou o primeiro lugar no ranking de todos os estados do Nordeste. A cantora cearense Mari Fernandez foi a artista mais ouvida da região. 

O segundo artista mais escutado em Alagoas, Sergipe, Paraíba e Piauí é o cantor de forró Nattan. A cantora de sertanejo Marília Mendonça é a segunda mais ouvida no Rio Grande do Norte e no Maranhão. Já em Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe Marília ocupa a terceira colocação, enquanto na Paraíba é a quinta mais ouvida. Falecida em um acidente de avião em novembro do ano passado, Marília Mendonça também foi uma das mais ouvidas entre maio de 2020 e maio de 2021 em Alagoas

João Gomes, Gusttavo Lima e Wesley Safadão também aparecem com frequência nas primeiras colocações no Nordeste, e são artistas que cantam piseiro, sertanejo e forró respectivamente. Em Pernambuco, o cantor de funk MC Tocha se destaca como o quinto artista mais ouvido do estado.

Panorama nacional  

Na região Norte, Mari Fernandez é a artista mais ouvida no Acre e Pará, enquanto Marília Mendonça no Amapá e Amazonas. Gusttavo Lima esteve em primeiro lugar em Rondônia e Roraima, mas no Tocantins os mais escutados foram Henrique e Juliano.

No Sudeste os ritmos mais ouvidos são diferentes dos citados anteriormente. O sertanejo continua dominando, mas divide espaço com o rap nos primeiros lugares. Gusttavo Lima aparece em primeiro lugar no Espírito Santo e em Minas Gerais. Filipe Ret é o primeiro no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, a artista mais escutada é Marília Mendonça.  

Em Goiás, Mato Grosso, Brasília e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, o primeiro lugar é da dupla Henrique e Juliano; o segundo é de Gusttavo Lima e em terceiro de Marília Mendonça. Na região Sul, a dupla Henrique e Juliano ocupa o primeiro lugar do ranking no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, já o segundo é de Marília Mendonça, enquanto o terceiro é ocupado por Gusttavo Lima. O sertanejo foi unânime nas duas regiões entre maio e julho de 2022, assim é o principal ritmo ouvido pelos brasileiros no YouTube no período.

*Estagiária sob supervisão da editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

chuva de granizo no nordeste

Chuva de granizo já surpreendeu 90 municípios do Nordeste em 5 anos

Somente nos últimos 15 dias de 2023, 17 cidades da região vivenciaram o fenômeno
Quilombolas no Nordeste

A cada 10 quilombolas do Nordeste, apenas 1 vive em território delimitado

Censo 2022 contabilizou 905.415 quilombolas na região; estados do Nordeste concentram mais de 68%, no entanto, menos de 10% em territórios quilombolas
Capa da matéria "A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais" publicada originalmente na Agência Tatu.

A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

Aproximadamente metade da população da faixa +100 vive na Bahia e Maranhão
Capa da matéria "Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo" publicada originalmente na Agência Tatu.

Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Homenagens destacarão personagens e elementos presentes na cultura regional