Nordeste tem avanço tímido de mulheres e mais jovens entre prefeitos eleitos

Pretos e indígenas continuam com uma representatividade muito pequena nos Executivos dos municípios nordestinos

capa da matéria sobre o perfil de prefeitos eleitos no Nordeste
Compartilhe

Finalizadas as Eleições Municipais 2024 após o segundo turno neste domingo (27), que ocorreu em 51 cidades do país, sendo 10 na região Nordeste, a população definiu os prefeitos e prefeitas que estarão à frente da gestão nos próximos quatro anos. Entre os eleitos e eleitas, houve um avanço tímido no número de mulheres e pessoas mais jovens no cargo.

A Agência Tatu analisou o perfil de idade, gênero, cor e raça, e grau de instrução dos prefeitos e prefeitas eleitos em 2024, em comparação com o pleito de 2020 e percebeu poucas mudanças nas características dos políticos nos últimos anos.

Em relação ao gênero o aumento foi muito pequeno, em comparação com o pleito de 2020, quando foram eleitas 302 mulheres (17%) e 1.742 homens (83%) para o cargo de prefeito e prefeita. Neste ano, a região Nordeste elegeu 329 mulheres (18%) e 1.452 homens (82%), ou seja, a diferença só reduziu em 1%. Entre o total de eleitos, o aumento foi de apenas 9% nos dois pleitos.

Gênero dos prefeitos e prefeitas eleitas em 2024 e 2020

Entre as capitais do Nordeste, somente uma mulher foi eleita prefeita, a então vereadora Emília Corrêa (PL), que venceu o segundo turno em Aracaju com 57% dos votos. Em Natal, a eleição também chegou a ir para o segundo turno com uma mulher, a deputada federal Natália Bonavides (PT), que perdeu o pleito para Paulinho Freire (União), que foi eleito com 55% dos votos.

Quanto à idade dos candidatos eleitos, é possível observar que cada vez mais jovens estão ocupando os cargos de gestão nas Prefeituras.

Em 2020, o maior grupo de prefeitos eleitos tinha entre 50 a 54 anos (275 pessoas) e 45 a 49 anos (271 pessoas). Já em 2024, o grupo de idade com maior número de eleitos foi de 40 a 44 anos (324), seguido de 45 a 49 anos (296).

Também é possível perceber essa mudança nas idades dos gestores eleitos em outras faixas de idade, como a de 35 a 39 anos, que em 2024 possui 238 prefeitos eleitos, enquanto no último pleito havia 171 pessoas. Numa idade mais avançada, de 55 a 59 anos, em 2020 possuía 253 prefeitos eleitos, já em 2024 o número caiu para 186.

Pirâmide etária dos prefeitos eleitos no Nordeste, em 2024 e 2020

Prefeitos e prefeitas mais instruídos também registraram um pequeno aumento este ano, em relação às Eleições de 2020. Antes, 55% (981) dos gestores eleitos informaram possuir ensino superior completo e 27% o ensino médio completo (484).

No pleito deste ano, o percentual de candidatos eleitos com ensino superior completo é de 58% (1027), enquanto os prefeitos com ensino médio completo se manteve em 27% (478).

Inscreva-se na newsletter da Tatu

Quando a questão é a cor e raça dos prefeitos eleitos no Nordeste, em 2024, 854 (48%) são pardos, 848 são brancos (48%), 67 (4%) são pretos e apenas 4 prefeitos são indígenas. Em 2020, o número de eleitos pardos foi 884 (50%), de brancos foi 812 (46%), de pessoas pretas totalizou 59 (3%) e apenas 2 indígenas.

A Agência Tatu disponibilizou uma plataforma oficial de apuração de votos nas Eleições Municipais de 2024. Clique aqui para acessar os detalhes dos prefeitos e vereadores eleitos em todo o Brasil.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

27.07 Emendas Pix 04 - 7 em cada 10 reais enviados via emenda Pix vão para obras de infraestrutura 

7 em cada 10 reais enviados via emenda Pix vão para obras de infraestrutura 

Nos cinco municípios que mais receberam as emendas especiais, 71% do valor é direcionado para a categoria
03.07 Emendas parlamentares CAPA - Cidades com menos de 1 milhão de habitantes concentram milhões de reais em emendas Pix

Cidades com menos de 1 milhão de habitantes concentram milhões de reais em emendas Pix

Municípios do Norte e Nordeste lideram o ranking dos que mais receberam esses recursos em 2025
multas ambientais

PL, de Flávio Bolsonaro, lidera ranking de candidatos com multas ambientais no Ibama

No topo do ranking está Ulisses Gonçalves, candidato a deputado estadual pelo PL no Maranhão
24.08 CANDIDATAS CAPA 01 - Sergipe é o estado com mais mulheres candidatas do Brasil nas eleições de 2026

Sergipe é o estado com mais mulheres candidatas do Brasil nas eleições de 2026

Apesar de ser maioria votante, número de candidaturas femininas não chega a 40% nesta eleição