Quase metade dos participantes do BBB de todas as edições são do eixo Rio-São Paulo

Região Norte teve menos participantes em todas as edições do BBB e somente um vencedor; conheça o perfil de todas as edições

Capa da matéria publicada no site Agência Tatu: "Quase metade dos participantes do BBB de todas as edições são do eixo Rio-São Paulo". Imagem digitla de prancheta com pré-requisitos para entrar no BBB como ser sudestino e da mídia.
Compartilhe

Em janeiro chega o momento de dar uma espiadinha e ficar atento à vida e ao jogo de 22 pessoas, com o Big Brother Brasil, reality show exibido pela Rede Globo. Com edições anuais e seleção de candidatos de todo o país, as vagas são limitadas e concorridas, mas isso não parece ser um empecilho menor para os inscritos do eixo Rio-São Paulo, que juntos somam 45,57% do total de selecionados entre todas as edições.

De acordo com dados coletados pela Agência Tatu, o Sudeste lidera a quantidade de participantes nas edições com 56,51%. Em seguida, aparece o Sul com 16,93%, depois o Nordeste com 15,10%, o Centro-Oeste com 7,03% e, por último, o Norte, que teve apenas 3,39% de representantes em todas as edições do reality show. O programa também contou com participantes de outros países, que representam 1,04%.

Todas essas informações sobre colocações, local de nascimento e profissão foram tiradas do Wikipedia. Ao todo, foram 23 edições e 384 participantes divididos entre anônimos e famosos.

Participantes do BBB por estado

O Norte teve apenas 13 participantes em todas as edições do reality show e apenas uma saiu vencedora, que foi a acreana Gleiciane Damasceno da Silva, no BBB 19. Amapá e Tocantins sequer tiveram algum candidato escolhido para participar do confinamento.

Já o Centro-Oeste teve 27 participantes entre as edições, mas apenas três saíram vitoriosos. O Nordeste, por sua vez, teve 58 participantes, mas apenas três vencedores: os baianos Jean Wyllys e Maria Nilza e a paraibana Juliette Freire.

A região Sul teve 65 participantes e também três tornaram-se campeões de suas edições.

Por fim, o Sudeste, com 217 participantes, teve 12 ganhadores do programa.

O reality show conseguiu reunir as mais diversas profissões, entretanto, a maior parte dos selecionados são artistas ou pessoas que trabalham na mídia. Atores, cantores, modelos e influenciadores digitais estão nesse patamar, mas aparecem com certa frequência médicos, empresários e até surfistas profissionais.

Algumas profissões também não estão entre as mais escolhidas, como atendentes de loja ou de farmácia, babás, garçons e outras sequer tiveram algum representante, como é o caso de empregadas domésticas ou garis.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais" publicada originalmente na Agência Tatu.

A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

Aproximadamente metade da população da faixa +100 vive na Bahia e Maranhão
Quilombolas no Nordeste

A cada 10 quilombolas do Nordeste, apenas 1 vive em território delimitado

Censo 2022 contabilizou 905.415 quilombolas na região; estados do Nordeste concentram mais de 68%, no entanto, menos de 10% em territórios quilombolas
Capa da matéria "Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo" publicada originalmente na Agência Tatu.

Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Homenagens destacarão personagens e elementos presentes na cultura regional
Capa da matéria publicada originalmente na Agência Tatu "Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”". Foto de Matthew Rettenmund/SplashNews.com

Madonna no Brasil: Nordestinos vão ao Rio de Janeiro para show de encerramento da “Celebration Tour”

Previsão de espectadores para o show é de 1,5 milhão de pessoas