Saiba o que os candidatos ao governo no Nordeste dizem no Twitter

Reportagem da Agência Tatu traz termos mais utilizados e as contas mais compartilhadas pelos candidatos

Ilustração com fundo azul e o mapa do nordeste em linha com o símbolo do Twitter ao meio do mapa. Ao lado, o semblante de uma pessoa com um celular na mão escrevendo algo.
Compartilhe

Conhecer as propostas dos candidatos é uma tarefa necessária para o eleitor, mas que pode contar com o auxílio das redes sociais, principalmente para entender o perfil e os posicionamentos de cada um. Para isso, a Agência Tatu realizou um levantamento com os termos mais utilizados e as contas mais compartilhadas no Twitter pelos candidatos ao governo dos estados do Nordeste, nas eleições de 2022.

Confira abaixo as nuvens de palavras, os gráficos com os “retuítes” ou as contas mais compartilhadas pelos perfis dos três candidatos melhor avaliados nas pesquisas em cada estado do Nordeste.

Candidatos ao governo em Alagoas

Paulo Dantas (MDB)

O candidato Paulo Dantas, atual governador do estado, possui apenas 388 tweets em seu perfil. A palavra “Alagoas” foi a que apareceu com mais frequência, 123 vezes, e “gente” 62 vezes. Outras menções que se destacam em seguida são “vamos”, “hoje” e “#equipepd”. 

Analisando os retuítes, somente uma conta foi compartilhada nesse período e apenas uma vez, que foi a da Assembleia Legislativa de Alagoas. O candidato era deputado estadual na atual legislatura e assumiu o governo do estado em maio, após eleição indireta realizada pela Assembleia Legislativa de Alagoas.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Paulo Dantas no Twitter

Rodrigo Cunha (União)

A palavra que Rodrigo Cunha utilizou mais vezes no Twitter foi “hoje”, com 112 ocorrências, em seguida “pandemia” aparece 88 vezes, entre os 2.965 tweets que possui no seu perfil. Outras menções que se destacam são “PL” (Projeto de Lei), “Alagoas” e “Senado”. Entre as contas que o candidato mais compartilhou estão a da TV Senado e do Senado Federal. O candidato foi eleito senador nas últimas eleições majoritárias, em 2018.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Rodrigo Cunha no Twitter

Fernando Collor (PTB)

O candidato Fernando Collor utilizou a palavra “Senado” 197 vezes e, em seguida, as palavras que mais se destacam são “votei” (150 vezes) e “pessoal” (145 vezes). Estão entre as contas mais compartilhadas pelo candidato a da TV Senado e a do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Fernando Collor no Twitter

Candidatos ao governo na Bahia

ACM Neto (União Brasil)

As palavras mais utilizadas no perfil do candidato ACM Neto foram “Salvador” (217 vezes), “Bahia” (212 vezes) e “hoje” (152 vezes). O político já foi prefeito de Salvador duas vezes. Entre os perfis mais compartilhados pelo candidato estão o da Prefeitura de Salvador e o do atual prefeito da capital, Bruno Reis.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato ACM Neto no Twitter

Jerônimo Rodrigues (PT)

O candidato Jerônimo Rodrigues utilizou mais vezes a palavra “vem”, com 28 repetições, seguida pela hashtag “#ahorado13” 27 vezes. Os perfis mais retuitados pelo candidato são o do atual governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), aliado na campanha, e o do candidato à presidência da república, Lula. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Jerônimo Rodrigues no Twitter

João Roma (PL)

O candidato João Roma escreveu “Bahia” 462 vezes, em seguida, a menção ao perfil “@jairbolsonaro” aparece com 452 ocorrências e “Brasil” com 376 repetições. O perfil do presidente Jair Bolsonaro também possui destaque entre os compartilhamentos de João Roma, que é ex-ministro da Cidadania no governo Bolsonaro e atualmente é deputado federal pela Bahia.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato João Roma no Twitter

Candidatos ao governo no Ceará

Capitão Wagner (União)

O candidato Capitão Wagner utilizou a palavra “Ceará” 154 vezes e “milhões” 80 vezes. A ferramenta de compartilhamento de tweets foi pouco utilizada pelo candidato, tendo se destacado o perfil do prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, político aliado que tem participado da campanha do Capitão Wagner, e o de um blog de notícias.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Capitão Wagner no Twitter

 

Roberto Cláudio (PDT)

A palavra que Roberto Cláudio mais utilizou também foi “Ceará”, com 218 ocorrências, seguida por “gente”, aparecendo 177 vezes. Já sobre as contas que foram mais compartilhadas, aparece na frente a do candidato à presidência da república e companheiro de partido, Ciro Gomes, e a conta do partido PDT. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Roberto Cláudio no Twitter

 

Elmano Freitas (PT)

Assim como os outros candidatos do estado, a palavra mais utilizada por Elmano Freitas foi “Ceará”, aparecendo 388 vezes, em seguida “vamos” (311 vezes) e “juntos” 291 vezes são as que mais se destacam. Os perfis do candidato ao senado do Ceará Camilo Santana e do candidato à presidência Lula foram os mais compartilhados.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Elmano Freitas no Twitter

 

Candidatos ao governo no Maranhão

Carlos Brandão (PSB)

O candidato Carlos Brandão tem como as palavras mais utilizadas em seu perfil “Maranhão” com 553 ocorrências e “vamos” com 402. O perfil do atual governador do Maranhão Flávio Dino foi o que se destacou nos compartilhamentos..

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Carlos Brandão no Twitter

 

Weverton Rocha (PDT)

A palavra mais utilizada pelo candidato Weverton Rocha foi, na verdade, uma hashtag, “#wevertonsenador”, que aparece 792 vezes, enquanto “Maranhão” tem 594 ocorrências. Entre os perfis que o candidato mais retuitou, aparecem o do político Flávio Dino, o perfil do deputado federal Juscelino Filho (União-MA) e o perfil do Senado Federal.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Weverton Rocha no Twitter

Edivaldo Holanda Júnior (PSD)

O candidato Edivaldo Holanda Júnior utilizou as palavras “cidade” e “obras” 598 vezes cada uma. O perfil oficial da Prefeitura de São Luís foi o mais compartilhado pelo candidato, que já foi prefeito da capital do Maranhão duas vezes. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Edvaldo Holanda Jr. no Twitter

 

Candidatos ao governo na Paraíba

João Azevêdo (PSB)

O candidato à reeleição João Azevedo escreveu “Paraíba” 829 vezes e as hashtags “#usesempremáscara” e “#ocuidadocontinua” 713 e 710 vezes, respectivamente. A conta que o candidato mais retuitou foi a dele mesmo, seguida pelo perfil do Governo da Paraíba. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Joao Azevêdo no Twitter

Pedro Cunha Lima (PSDB)

As palavras mais utilizadas pelo candidato Pedro Cunha Lima foram “Paraíba” 341 vezes, “governo” 201 vezes e “vamos” 191 vezes. Já quanto aos compartilhamentos, poucas vezes a ferramenta de retuíte foi utilizada, tendo se destacado o perfil oficial do partido PSDB.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Pedro Cunha Lima no Twitter

 

Nilvan Ferreira (PL)

O candidato Nilvan Ferreira utilizou as palavras “João” (661 vezes) e “Pessoa” (636 vezes), normalmente de forma conjunta, para se referir à capital da Paraíba. Em seguida, aparecem em destaque “Brazil” 458 vezes, e “acabou” 284 vezes. Somente quatro contas foram compartilhadas pelo candidato, se destacando o perfil de Major Milanez, vice-candidato ao governo na chapa de Nilvan Ferreira.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Nilvan Ferreira no Twitter

 

Candidatos ao governo em Pernambuco

Marília Arraes (Solidariedade)

Entre as palavras que a candidata Marília Arraes mais utilizou no Twitter estão “hoje” 369 vezes, “Bolsonaro” 349 vezes, normalmente é em forma de crítica ao governo do presidente, e “Brasil” 329 vezes. Já quanto às contas que a candidata mais compartilhou, se destacam a do candidato à presidência da república Lula e a do PT Brasil.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Marília Arraes no Twitter

 

Raquel Lyra (PSDB)

Em segundo lugar nas pesquisas, a candidata Raquel Lyra escreveu “gente” 493 vezes em seu Twitter. Em seguida aparecem “vamos” com 379 ocorrências e “Pernambuco” com 360 menções. Em seus retuítes, se destacam as contas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Fundação Lemann e do Jornal do Commercio. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pela candidata Raquel Lyra no Twitter

 

Anderson Ferreira (PL)

As palavras mais utilizadas pelo candidato foram, na verdade, hashtags “#pernambuco”, que aparece com 211 ocorrências e “#jaboataodosguararapes” com 209, município em que o candidato foi prefeito duas vezes. Poucas contas foram compartilhadas pelo candidato como retuítes, se destacando o blog de política de Edmar Lyra.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Anderson Ferreira no Twitter

 

Candidatos ao governo no Piauí

Silvio Mendes (União Brasil)

As palavras mais frequentes que aparecem no perfil do candidato são “Piauí” 232 vezes, “#equipesm” 224 vezes e “governo” 146 vezes. Já a conta mais retuitada por Sílvio Mendes foi a do candidato ao Senado Joel Rodrigues e, em seguida, o perfil do portal de notícias G1.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Silvio Mendes no Twitter

Rafael Fonteles (PT)

O candidato Rafael Fonteles tem como a palavra mais frequentemente utilizada “Piauí”, com 355 repetições. Em seguida, “vamos” aparece 167 vezes e “todos” 155 vezes. Entre as contas mais retuitadas pelo candidato estão o perfil oficial do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda e o do candidato à presidência Lula. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Rafael Fonteles no Twitter

 

Coronel Diego Melo (PL)

Entre as palavras mais utilizadas pelo candidato Coronel Diego Melo estão “Brasil”, com 101 ocorrências, “Piauí” com 85 e “@jairbolsonaro” com 64 repetições. Nas contas que o candidato mais compartilhou também se destaca a do presidente Jair Bolsonaro e o perfil antigo da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que posteriormente alterou o nome de usuário para @Zambelli2210.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Coronel Diego Melo no Twitter

 

Candidatos ao governo no Rio Grande do Norte

Fátima Bezerra (PT)

A candidata à reeleição Fátima Bezerra utilizou a hashtag “#equipefb” 1096 vezes, em seguida a sigla do estado “RN” aparece com 741 repetições e “governadora” 440 vezes. O perfil da deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) foi o mais retuitado por Fátima Bezerra.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pela candidata Fátima Bezerra no Twitter

 

Styvenson Valentim (Podemos)

As palavras que o candidato Styvenson Valentim mais escreveu no Twitter foram  “contra”, com 50 repetições, em seguida aparecem “senador” e “projeto” com 41 ocorrências cada. A conta do partido Podemos aparece em destaque como a que foi mais retuitada pelo candidato.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Styvenson Valentim no Twitter

 

Fábio Dantas (Solidariedade)

O candidato Fábio Dantas escreveu a sigla de Rio Grande do Norte, “RN”, 141 vezes e “#mudaRN” aparece em segundo lugar, com 90 ocorrências. O maior número de retuítes de Fábio Dantas veio de um perfil que normalmente publica críticas a apoiadores de Lula e pessoas de esquerda, além de postar mensagens de apoio a Jair Bolsonaro. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Fábio Dantas no Twitter

 

Candidatos ao governo em Sergipe

Valmir de Francisquinho (PL)

As palavras mais utilizadas pelo candidato Valmir de Francisquinho foram “povo”, com 103 ocorrências, e “Sergipe”, com 93. O candidato compartilhou apenas um perfil.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Valmir de Francisquinho no Twitter

 

Fábio Mitidieri (PSD)

O candidato Fábio MItidieri utilizou a palavra “Sergipe” 311 vezes, seguida por “povo” 303 vezes e “hoje” 217 vezes. O perfil que mais se destacou pelos compartilhamentos do candidato foi o do Papa Francisco em português. 

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Fábio Mitidieri no Twitter

 

Rogério Carvalho (PT)

Entre as palavras que o candidato Rogério Carvalho mais escreveu no Twitter, estão “Bolsonaro”, com 1007 repetições, “Brasil”, com 512, e “Sergipe”, com 459. O perfil que o candidato mais compartilhou foi o do PT no Senado.

Nuvem de palavras com as palavras mais utilizadas pelo candidato Rogério Carvalho no Twitter

METODOLOGIA

Utilizando programação em Python, foram coletados os últimos 3.200 tweets feitos pelos três candidatos que aparecem com mais intenção de voto nos estados do Nordeste, no período de 1º de janeiro de 2020 a 13 de setembro de 2022. Na criação da nuvem de palavras foram retiradas da contagem conectivos pequenos, palavras de cumprimento e artigos, para obter um melhor resultado da análise.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.
Capa da matéria sobre violência em ambiente escolar.

Combate à violência em ambiente escolar ganha força com nova lei

Legislação surgiu como forma de conter ataques em escolas; 2023 foi o ano com maior quantidade de casos nos últimos 22 anos
atentados - Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília

Governadores, prefeitos e parlamentares do Nordeste se manifestaram sobre os atentados criminosos contra as instituições em Brasília.
chuva de granizo no nordeste

Chuva de granizo já surpreendeu 90 municípios do Nordeste em 5 anos

Somente nos últimos 15 dias de 2023, 17 cidades da região vivenciaram o fenômeno