Todos os dias 10 crianças são diagnosticadas com covid-19 em Alagoas

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Nos últimos 12 meses, 14 crianças de 0 a 9 anos faleceram por complicações ocasionadas pela doença

Maternidade Santa Mônica, em Maceió | Reprodução: 7 Segundos

Por Maria Luíza Ávila*

O diagnóstico de 14 bebês confirmados e dois suspeitos de terem contraído Covid-19, internados na UTI Neonatal da Maternidade Santa Mônica, resultou no isolamento da unidade esta semana, e trouxe um alerta sobre contágio da doença em crianças.

Em Alagoas, o número total de crianças de até 9 anos que foram contaminadas com a Covid-19 estabelece uma média de, aproximadamente, 10 infecções por dia nos últimos 12 meses. É o que informa o Painel Covid-19, página que armazena informações da Secretaria de Estado da Saúde. A análise, feita pela Agência Tatu, abrange o período entre os dias 08 de março de 2020 e 10 de março de 2021.

Poucos dias após um ano da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no estado, 3.903 crianças de até 9 anos de idade já contraíram a doença. Desse total, 1.036 casos foram confirmados desde janeiro, ou seja, 26% dos casos são dos três primeiros meses deste ano. 

Marcos Bruno Monteiro, pediatra do HGE e docente de Medicina no Cesmac, ressalta ainda que nesta época do ano os casos de síndrome gripais são mais comuns.

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 30 novos casos nesta faixa etária: 20 meninas e 10 meninos. “Crianças são mais difíceis de conscientizar das medidas de cuidados e distanciamento. Querem abraçar e brincar com os amigos de sala. Talvez o que falta é a consciência dos pais em não deixar seus filhos com sintomas gripais irem à escola. Subestimar esses sintomas e permitir que eles entrem em contato com outros escolares e professores, difunde mais o vírus e ficaremos neste ciclo de pandemia”, reforça o pediatra.

Do total de crianças que contraíram Covid-19, 14 faleceram por complicações ocasionadas pela doença. Dessas, oito eram do sexo masculino e seis do sexo feminino. Ainda segundo os dados, essa faixa etária representa 2,84% dos 137.339 casos totais que foram confirmados em Alagoas até o momento.

A análise apresenta que as crianças de até 9 anos de idade são consideradas a segunda faixa etária que menos contraiu Covid-19, atrás apenas da faixa etária de pessoas com 80 anos ou mais, que representa 2,21% do total geral de casos confirmados. Confira o gráfico:

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a divisão etária entre crianças como sendo uma pessoa de 0 a 12 anos de idade. O Painel Covid-19 estabelece a contagem de faixas etárias a cada dez anos percorridos. Por isso, a reportagem da Agência Tatu escolheu não utilizar os dados da faixa etária seguinte (10 a 19 anos), uma vez que não envolveriam apenas crianças. 

É importante destacar que para casos leves de covid-19, é necessário cuidar dos sintomas e manter a criança e a família em isolamento social por 14 dias. “Casos moderados a graves devem procurar qualquer serviço de Pronto Atendimento de imediato, seja ele UPA ou Hospital, não retardando a primeira avaliação do quadro”, finaliza o pediatra Marcos Brunno.

*Estagiária sob supervisão da Editoria


DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:
Covid-19 por faixa etária em AL até 10/03/2021

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.