Agência Tatu combaterá fake news com apoio da Meta e ICFJ

Nordeste sem Fake contará com um robô que coletará conteúdo suspeito para checagem

Ilustração gráfica com fundo verde com imagens em xilogravura de cactos, nuvens, passáros e sol. No centro em primeiro plano tem uma placa de trânsito amarela com os dizeres "FAKE" e um símbolo de proibido.
Compartilhe

A Agência Tatu de Jornalismo de Dados foi uma das selecionadas no Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, uma iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) e Meta, empresa dona do Facebook e Instagram. Dentro do programa, a Tatu desenvolverá o projeto “Nordeste sem Fake”.

As 15 organizações selecionadas vão receber mentorias com duração de dois meses, que iniciarão a partir de julho. Para realizar a criação de um projeto ou produto digital, os veículos receberão um fundo de apoio de 15 mil dólares. O objetivo é realizar trabalhos que atuem na educação midiática e contribuam com o combate à desinformação.

Novo projeto da Tatu

O “Nordeste sem Fake” tem o objetivo de desenvolver um robô, que se chamará Dandara, responsável por identificar possíveis conteúdos de desinformação publicados nas redes e mídias sociais, como fake news sobre as eleições locais de 2022. 

A iniciativa será focada no Nordeste, já que outros grupos de checagem de fatos e combate a fake news se concentram no contexto nacional. A pretensão é atuar em todos os nove estados do Nordeste e a Dandara estará de olho no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. 

O robô será essencial para o projeto, já que ele filtrará, por meio de inteligência artificial, uma grande quantidade de informações e conteúdos. Após a filtragem inicial, o time da Tatu fará todos os trabalhos de pesquisa, análise e produção da checagem. 

Além da Tatu, outras duas organizações do Nordeste foram selecionadas para participar nesta nova fase do projeto. A Agência Saiba Mais, do Rio Grande do Norte, e o Marco Zero Conteúdo, de Pernambuco.

Veja a lista com todos os selecionados para essa nova fase do projeto:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

criancas hiv nordeste gestantes - Nordeste é a região que mais reduziu casos de crianças expostas ao HIV

Nordeste é a região que mais reduziu casos de crianças expostas ao HIV

Redução foi de 16,9% em 9 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde
checagens

Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

Checagens da Agência Tatu tiraram dúvidas dos leitores sobre a veracidade de informações
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024
IMG 2700 - Grandes nomes do jornalismo alagoano e nacional marcam presença no FIJA 2025

Grandes nomes do jornalismo alagoano e nacional marcam presença no FIJA 2025

Segunda edição do evento teve ingressos presenciais esgotados e se consolidou como espaço de fomento à inovação na comunicação de Alagoas