Alagoas tem a 3ª pior expectativa de vida do Nordeste

Dados apontam que, em média, alagoanos vivem quase 73 anos

artyom kabajev aduPjJvDx4 unspl 1 1 - Alagoas tem a 3ª pior expectativa de vida do Nordeste
Compartilhe

Por meio das estatísticas, é possível apontar uma idade média que a população de uma determinada localidade pode viver. A expectativa de vida funciona como um termômetro social de medição de longevidade e também de melhoria na qualidade de vida. Em alusão ao Dia do Idoso, celebrado nesta sexta-feira (1º), foram analisadas como se comportam as expectativas dos alagoanos e dos demais estados do Brasil.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Agência Tatu, os alagoanos nascidos em 2020 têm uma expectativa de vida de 72,98 anos. Apesar de ser um bom aumento quando comparado com o ano de 2000, quando a população tinha uma expectativa de vida de 64,28 anos, ainda é a terceira menor do Nordeste e a sétima pior expectativa de vida do país.

Ainda segundo os dados analisados, daqui a quase 20 anos, em 2040, os alagoanos devem passar a viver mais: 77,39, ou seja, um aumento de 4,41. Já para 2060 foi projetado um aumento para 79,16, um aumento bem menor do que o observado nos anos anteriores.

De acordo com o IBGE, essas projeções são feitas com base na metodologia recomendada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) e também conforme  o método demográfico. Para fazer a projeção são levadas em consideração as informações dos sistemas vitais que são obtidos pelo sistema de saúde, registro civil, taxa de mortalidade, fecundidade e casamentos.

image 17 - Alagoas tem a 3ª pior expectativa de vida do Nordeste

Nordeste 

Os estados do Nordeste apresentam uma expectativa de vida menor que a média brasileira, segundo os dados do IBGE. Na região, o Rio Grande do Norte é o estado com a maior expectativa de vida para os nascidos em 2020: 76,57. Com isso, é o único que se aproxima da média nacional, que é de 76,74.

Da região, o estado do Maranhão  possui a pior expectativa de vida, que é de 71.67. Na sequência vem o Piauí com 71.76, Alagoas com 72.98, Sergipe na média de 73,64, Paraíba em 74,36, Bahia com 74,36, Ceará com a média de 74,68 e Pernambuco com 75,31.



*Estagiária sob a supervisão da Editoria

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana