Após vacinação, AL reduz mortes de idosos por covid-19 em 72%

Dados apontam grande redução quando comparados óbitos de março e julho de 2021

mufid majnun cM1aU42FnRg unsplash - Após vacinação, AL reduz mortes de idosos por covid-19 em 72%
Compartilhe

Com o avanço da vacinação, o mês de julho apresentou uma redução de 72% na morte de pessoas com 60 anos ou mais por complicações do coronavírus em Alagoas. É o que apontam os dados da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), analisados pela Agência Tatu.

A comparação foi feita levando em consideração o mês de março de 2021, que registrou 488 mortes de idosos, o 3º maior índice de toda a pandemia e o maior deste ano. Já no mês de julho foram registrados 97 óbitos de pessoas nesta faixa etária, o 5º menor número desde o início da pandemia e o menor deste ano. O indíce de julho também é o menor desde novembro de 2020, quando houve 68 mortes pela doença.

A vacinação em Alagoas começou em 19 de janeiro de 2021 e, até essa sexta-feira (20), foram aplicadas 2.294.315 doses de vacinas contra o covid-19. Ao total são 706.363 pessoas imunizadas com a segunda dose. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL).

Segundo o infectologista Fernando Maia, a vacinação é responsável pela redução dos casos graves e óbitos por covid-19. “A vacinação é a grande arma que a ciência dispõe para o enfrentamento desta pandemia”, complementa Maia.

Vale relembrar que a primeira morte no estado foi confirmada em 31 de março de 2020, mês que teve o menor índice de óbitos, com dois casos registrados. Os meses de setembro e outubro de 2020 também foram períodos com números baixos de óbitos desse público, apresentando, respectivamente, 54 e 46 registros.

*Estagiária sob supervisão da editoria

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia
image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19
Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista