Bolsonaro virou votos em 5 municípios do Nordeste; veja quais foram

No país inteiro, Bolsonaro virou votos em 251 municípios na comparação com o primeiro turno das eleições; crescimento não foi suficiente para vencer as eleições

Ilustração com fundo de cor azul escura, imagem de bolsonaro editada ao centro e dos dois lados um mapa do Nordeste ao fundo, do lado esquerdo o mapa tem uma seta para cima e do lado direito o mapa tem uma seta para baixo, indicando que virou votos.
Compartilhe

Nessas Eleições, o Nordeste registrou uma grande votação para Lula (PT) e foi protagonista na vitória do candidato petista. Por outro lado, Jair Bolsonaro (PL) conseguiu uma importante façanha de virar a vantagem de votos em cinco municípios da região. Em todo o país, esse mesmo resultado foi obtido em 251 cidades.

No primeiro turno, os municípios de Paripueira, Jequiá da Praia, Flexeiras, Novo Lino e Satuba registraram a maioria dos votos no candidato Lula. Já no segundo turno, foi Jair Bolsonaro quem teve a vantagem de votos. Além da virada na votação, esses municípios têm em comum outro fator: estão todos situados em Alagoas.

De todo o país, Minas Gerais foi o estado que mais teve municípios que mudaram a vantagem de votos, do 1º para o 2º turno para Bolsonaro, com um total de 66. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul, com 53 municípios; São Paulo, com 31; e Goiás e Paraná, ambos com 27. A maioria destes municípios estão localizados nas regiões Sudeste e Sul do país.

Lula, por sua vez, não conseguiu virar a vantagem de votos de nenhum município do país que deu vantagem para Bolsonaro no primeiro turno.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa_matéria_Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa

Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa 

Interdição do cemitério Santo Antônio devido ao afundamento de solo causado pela mineradora Braskem agravou a situação funerária
Capa da matéria sobre violência em ambiente escolar.

Combate à violência em ambiente escolar ganha força com nova lei

Legislação surgiu como forma de conter ataques em escolas; 2023 foi o ano com maior quantidade de casos nos últimos 22 anos
Capa da matéria sobre empreendedores surdos do Nordeste. Fundo em azul com mãos, em preto e branco, fazendo os sinais em Libras formando a palavra Negócio Acessível".

Empreendedores surdos provam que deficiência não limita capacidade de ter a própria empresa

Reportagem especial traz histórias de três empreendedores surdos e seus negócios
Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.