Bolsonaro virou votos em 5 municípios do Nordeste; veja quais foram

No país inteiro, Bolsonaro virou votos em 251 municípios na comparação com o primeiro turno das eleições; crescimento não foi suficiente para vencer as eleições

Ilustração com fundo de cor azul escura, imagem de bolsonaro editada ao centro e dos dois lados um mapa do Nordeste ao fundo, do lado esquerdo o mapa tem uma seta para cima e do lado direito o mapa tem uma seta para baixo, indicando que virou votos.
Compartilhe

Nessas Eleições, o Nordeste registrou uma grande votação para Lula (PT) e foi protagonista na vitória do candidato petista. Por outro lado, Jair Bolsonaro (PL) conseguiu uma importante façanha de virar a vantagem de votos em cinco municípios da região. Em todo o país, esse mesmo resultado foi obtido em 251 cidades.

No primeiro turno, os municípios de Paripueira, Jequiá da Praia, Flexeiras, Novo Lino e Satuba registraram a maioria dos votos no candidato Lula. Já no segundo turno, foi Jair Bolsonaro quem teve a vantagem de votos. Além da virada na votação, esses municípios têm em comum outro fator: estão todos situados em Alagoas.

De todo o país, Minas Gerais foi o estado que mais teve municípios que mudaram a vantagem de votos, do 1º para o 2º turno para Bolsonaro, com um total de 66. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul, com 53 municípios; São Paulo, com 31; e Goiás e Paraná, ambos com 27. A maioria destes municípios estão localizados nas regiões Sudeste e Sul do país.

Lula, por sua vez, não conseguiu virar a vantagem de votos de nenhum município do país que deu vantagem para Bolsonaro no primeiro turno.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

pessoas em situação de rua

Nordeste lidera aumento de violência contra pessoas em situação de rua

Somente em AL, mais de 300 pessoas em situação de rua foram mortas nos últimos 11 anos; Segurança Pública de diversos estados não identifica condição de vítimas ou tem dados subnotificados
Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.
Capa Braskem - Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Exclusivo: Braskem já bancou campanhas de governadores, senadores e outros políticos de Alagoas

Entre 2004 e 2014 a petroquímica doou quase R$ 3 milhões a dezenas de candidatos alagoanos
Capa da matéria sobre violência em ambiente escolar.

Combate à violência em ambiente escolar ganha força com nova lei

Legislação surgiu como forma de conter ataques em escolas; 2023 foi o ano com maior quantidade de casos nos últimos 22 anos