Reportagem Graziela França e Mychelle Maia*
Mais uma vez os alagoanos sentem os efeitos das fortes chuvas que atingem a Zona da Mata, Região Metropolitana e parte do Agreste do estado. De acordo com informações fornecidas pela Defesa Civil Estadual, seis pessoas já morreram e são 56 das 102 cidades de Alagoas em que foi decretada situação de emergência. No total, 59.814 pessoas estão desalojadas, sendo 11.674 as que estão desabrigadas.
As chuvas intensas causaram alagamentos e resultaram no transbordamento de rios, lagoas e barragens, afetando inclusive rodovias, que precisaram ser bloqueadas. Confira no mapa, produzido pela Agência Tatu, as cidades em situação de emergência em Alagoas por conta das chuvas.
Ainda segundo a Defesa Civil Estadual, em apenas três dias, choveu quase o que era previsto para todo o mês, mas ainda não é possível dizer quantos milímetros. A previsão é que se mantenham chuvas isoladas intercaladas com períodos de tempo seco em todo estado, pelo menos, até a quarta-feira.
“Os volumes estão bem acima das médias climatológicas neste ano. Estamos com um ano atípico, pois estamos sob influência de um La Niña que por si só já favorece a ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil. Além disso, o Oceano Atlântico está favorável à ocorrência de chuvas, pois a temperatura da superfície do mar próximo a costa do Nordeste do Brasil está bem elevada, isso favorece a ocorrência de chuvas”, detalhou a Defesa Civil Estadual.
Confira a lista dos municípios que estão em situação de emergência até o momento: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Jundiá, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Murici, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Paulo Jacinto, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Brás, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
Web Stories Automatize sua casa gastando menos de R$300
Ciência e Tecnologia Foguetes de garrafa PET aproximam crianças e adolescentes da ciência em AL
Web Stories Como proteger seu instagram
Covid-19 O que fazer após testar ou ter contato com alguém que testou positivo para Covid-19
Educação Alagoas continua com maior taxa de analfabetismo do país
Política Deputados alagoanos destinaram R$484 milhões do orçamento secreto; veja como
Cotidiano Clima extremo: veja a história do tempo em Alagoas
Assine a nossa newsletter
Somos uma startup de jornalismo de dados de Alagoas com foco em produção de conteúdo e produtos inovadores para a realidade local e regional.
Assine a nossa newsletter
© 2017 - 2021 Agência Tatu de Jornalismo de Dados.
Todos os direitos reservados.