Chuvas deixam maior parte de Alagoas em situação de emergência

56 cidades já tiveram decretos efetivados; mais de 56 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas e seis pessoas já morreram

WhatsApp Image 2022 07 04 at 18.10.32 1 - Chuvas deixam maior parte de Alagoas em situação de emergência
Compartilhe

Mais uma vez os alagoanos sentem os efeitos das fortes chuvas que atingem a Zona da Mata, Região Metropolitana e parte do Agreste do estado. De acordo com informações fornecidas pela Defesa Civil Estadual, seis pessoas já morreram e são 56 das 102 cidades de Alagoas em que foi decretada situação de emergência. No total, 59.814 pessoas estão desalojadas, sendo 11.674 as que estão desabrigadas.

As chuvas intensas causaram alagamentos e resultaram no transbordamento de rios, lagoas e barragens, afetando inclusive rodovias, que precisaram ser bloqueadas. Confira no mapa, produzido pela Agência Tatu, as cidades em situação de emergência em Alagoas por conta das chuvas.

Ainda segundo a Defesa Civil Estadual, em apenas três dias, choveu quase o que era previsto para todo o mês, mas ainda não é possível dizer quantos milímetros. A previsão é que se mantenham chuvas isoladas intercaladas com períodos de tempo seco em todo estado, pelo menos, até a quarta-feira.

“Os volumes estão bem acima das médias climatológicas neste ano. Estamos com um ano atípico, pois estamos sob influência de um La Niña que por si só já favorece a ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil. Além disso, o Oceano Atlântico está favorável à ocorrência de chuvas, pois a temperatura da superfície do mar próximo a costa do Nordeste do Brasil está bem elevada, isso favorece a ocorrência de chuvas”, detalhou a Defesa Civil Estadual.

Órgãos públicos e empresas estão arrecadando alimentos, água mineral, itens de limpeza e higiene pessoal, além de roupas e cobertores. Confira pontos de arrecadação.

  • - Sede da Defesa Civil Estadual: Rua Dr. Ciridião Durval, 85 - Farol, Maceió /AL
  • -  Sede da Defesa Civil Municipal: Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
  • -  Cruz Vermelha: Av. Comendador Gustavo Paiva, 2.889 - Mangabeiras, Maceió /AL
  • -  Maceió Shopping: Av. Comendador Gustavo Paiva, 2.990 - Mangabeiras, Maceió /AL
  • - Parque Shopping Maceió: Av. Comendador Gustavo Paiva, 5945 - Cruz das Almas, Maceió/ AL
  • - Pátio Shopping: Av. Menino Marcelo, 3800 - Cidade Universitária, Maceió - AL

Confira a lista dos municípios que estão em situação de emergência até o momento: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Jundiá, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Murici, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Paulo Jacinto, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo,  Quebrangulo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Brás, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque D’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência