Com a participação do Google e Marco Zero, Alagoas sedia, neste sábado (26), evento que debate jornalismo inovador

Programação do Fija conta com espaços para aprendizado, discussão e networking

Ilustração com cor azul escura ao fundo e letras F I J A em destaque ao meio.
Compartilhe

Com temas voltados para diferentes áreas do jornalismo,  a 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA) trará representantes do Google Brasil, Marco Zero Conteúdo (Recife) e iniciativas independentes do estado para um dia de importantes discussões. O evento será no próximo sábado (26), das 8h às 18h, no Sebrae Alagoas, localizado no Centro de Maceió. As últimas inscrições estão disponíveis e podem ser feitas aqui.

Serão mesas, painéis, workshops e conversas direcionadas para modelos de negócio, ferramentas jornalísticas e modalidades do jornalismo. O investimento é de R$40 para profissionais e R$20 para estudantes. Todos os inscritos receberão certificados de participação de 8 horas do evento.

“Pensamos em temas que estão em discussão quando se fala no jornalismo do futuro – e do presente -, além de apresentarmos o que vem sendo produzido em Alagoas, fortalecermos o ecossistema e discutirmos soluções conjuntas. Será uma ótima oportunidade para estudantes e profissionais”, destaca a diretora de conteúdo da Agência Tatu, Graziela França.

Para o editor do Olhos Jornalismo, Jean Albuquerque, o Fija representa uma oportunidade não apenas para jornalistas, mas para entusiastas e futuros empreendedores da comunicação.

“Apesar de passar por profundas mudanças nos últimos anos – que nem sempre são positivas – com o fechamento de diversos veículos – por exemplo, é preciso salientar que a profissão está mais viva do que nunca, mas o jeito de garantir a sustentabilidade financeira e as formas de apresentar o conteúdo mudaram e são esses pontos que precisam ser repensado, para que o negócio alcance sucesso e que continue atendendo à sociedade. É por isso que o Fija se torna uma oportunidade”, argumenta o profissional.

O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio e Eventos”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O Fórum, que conta com a colaboração das iniciativas Mercatus Jornal, Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, tem o objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo alagoano. 

Confira a programação abaixo:

9h – Abertura 

9h10 – Palestra – Empreendedorismo e inovação – Sebrae Alagoas

9h20 –  Mesa – Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local – com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana) 

10h10 –  Workshop [Atividade simultânea]– Introdução ao Jornalismo de Dados – com Graziela França (Agência Tatu)

10h10 –  Workshop [Atividade simultânea]– Construindo Reportagens que se conectam com pessoas – com Carlos Madeiro (Uol)

11h30 – Palestra – Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil, a partir do Nordeste – Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo)

12h10 – Intervalo para almoço e networking

14h00 –  Bate-papo – Modelos de negócios locais, Géssika Costa (Ajor)  entrevista Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea)

14h50 –  Workshop –  [Atividade simultânea]–Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens  – Lucas Thaynan (Agência Tatu)

14h50 – Workshop –  [Atividade simultânea]– Ferramentas especiais para trabalhar com dados – Lucas Maia (Agência Tatu)

16h20 – Coffee-break e Networking

17h  – Palestra – Descobrindo pautas e insights com o Google Trends, com Gabriela Caesar, do Google Brasil

18h – Encerramento

Serviço:

O que: Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA)

Quando: 26 de novembro (sábado)

Onde: no Sebrae Alagoas, Centro de Maceió

Localização: https://goo.gl/maps/7dXcVoNa13bXydS87

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%