Covid-19: AL tem segunda menor mortalidade de pacientes intubados do país

Estado apresenta ainda maior recuperação do Nordeste; veja o ranking dos estados 

ventilador mecanico - Covid-19: AL tem segunda menor mortalidade de pacientes intubados do país
Compartilhe

Entre os pacientes que contraem covid-19, têm seu quadro de saúde agravado e precisam de intubação, Alagoas é o segundo estado com mais chances de recuperação e sobrevivência de todo o país. Os dados, compilados e analisados pela Agência Tatu, foram coletados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, do Ministério da Saúde.

Os dados mostram uma melhora nas chances de sobrevivência para pacientes que precisaram passar por procedimentos de ventilação mecânica no estado.  Em abril de 2021, Alagoas chegou ao índice de mortalidade de 42% em pacientes que precisam passar por procedimentos invasivos de oxigenação. Isso significa que a cada 100 pacientes graves que precisam ser intubados, 58 sobrevivem.

Alagoas é ainda o estado do Nordeste com as maiores chances de sobrevivência dos pacientes intubados. De todo o país, fica atrás apenas do Mato Grosso, que tem uma mortalidade de 36,8%.

Infografico Pessoas entubadas por covid 19 em AL 1 - Covid-19: AL tem segunda menor mortalidade de pacientes intubados do país

Em 2020, Alagoas esteve no topo do ranking dos estados, com a pior taxa de mortalidade entre pacientes intubados do Brasil. Há um ano, em abril do ano passado, o estado tinha uma taxa de mortalidade de 92%; em maio o índice chegou a 93%. Ou seja, a cada 100 pessoas intubadas em maio de 2020, apenas 7 saíram do hospital com vida.

Veja o gráfico animado mês a mês:

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o trabalho em Alagoas sempre foi pautado pela ciência e afirma que o planejamento e organização da rede hospitalar foram fundamentais para salvar quase 10 mil pacientes.

A pasta informou ainda o número de leitos disponíveis no estado e reiterou que não há desabastecimento dos medicamentos utilizados na intubação. “Alagoas dispõe de 1.411 leitos exclusivos, sendo 383 leitos de UTI, 57 leitos intermediários, 971 leitos clínicos, e 440 leitos com respiradores. O estado conta, atualmente, com hospitais modernos e equipados para conseguir atender os pacientes que são regulados para tratamento da Covid-19. Além disso, as equipes médicas e multidisciplinares que atuam nas unidades hospitalares são capacitadas no atendimento”, conclui a nota.

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:
Botao Monitor Covid 19 - Covid-19: AL tem segunda menor mortalidade de pacientes intubados do país

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Câncer de mama

Em 12 anos, diagnósticos de câncer de mama aumentam 56% no Brasil

Nordeste é a segunda região em número de casos; Ministério da Saúde recomenda mamografia a partir dos 40 anos
Ilustração gráfica de homem sobre uma mesa de trabalho com notebook em cima, com as mãos sobre a cabeça representando preocupação e exaustão. Sua cabeça foi substituída por fumaça, para reforçar a ideia de cansaço extremo e dificuldades em relação à saúde mental

Adoecimento mental afastou mais de 470 mil trabalhadores em 2024

Dados do Observatório da Segurança e Saúde do Trabalho revelam aumento de 62%  nos benefícios ligados à saúde mental concedidos pelo INSS entre 2020 e 2024
05.09 Materia Vacina CAPA - Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Cobertura da vacina BCG despenca no Nordeste, aumentando o risco de casos graves de tuberculose

Na região, os casos de tuberculose em crianças de até 4 anos saltaram de 250 em 2014 para 396 em 2024.
psicólogos na rede pública

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Mais de 100 municípios do Nordeste não têm psicólogos e 70% não contam com psiquiatras