Covid-19: Monitor da Agência Tatu conta com tecnologia de ponta e robôs

Ferramenta foi lançada com atualizações nesta terça-feira (5)

code 1839406 640 - Covid-19: Monitor da Agência Tatu conta com tecnologia de ponta e robôs
Compartilhe

A informação confiável tem se mostrado um dos principais meios para evitar a propagação do novo coronavírus. Desde março, o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu assume essa função de mostrar, de forma clara e objetiva, o comportamento do vírus em Alagoas. Agora com uma captação utilizando robôs e tecnologia avançada, o veículo relança a plataforma. Confira aqui.

Com o novo mecanismo, o monitor passa a contar com uma atualização diária automatizada, em que um robô, desenvolvido pela equipe da Agência Tatu, coleta as informações direto do repositório de dados públicos Brasil.IO. De março a novembro, o monitor era atualizado também diariamente, mas de forma manual, com as informações obtidas nos boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

monitor corona2 - Covid-19: Monitor da Agência Tatu conta com tecnologia de ponta e robôs
Monitor da Covid-19 hoje

Por meio de uma página interativa e uma visualização interessante, o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu é uma das ferramentas de acompanhamento do vírus no estado de maior sucesso entre a população.

De acordo com o diretor de tecnologia da Tatu, Lucas Maia, a ideia de relançar o monitor utilizando mais tecnologia surge da necessidade de informar, de maneira mais visual e simples, a situação da Covid-19, em Alagoas, em tempo real. “O recente aumento na curva de casos e mortes pela doença no estado voltou a assustar os alagoanos. É nesse cenário de dúvidas e incertezas que relançamos o monitor”, explica Maia.

robozinho - Covid-19: Monitor da Agência Tatu conta com tecnologia de ponta e robôs

Foto: Unsplash

Já a automatização da coleta de dados é uma marca da Agência Tatu já desenvolvida também em outros projetos. “Ao pensar em robôs a maioria das pessoas imagina máquinas humanóides vindas de filmes de ficção científica. No entanto, a maior parte dos robôs que trabalham por aí não possuem braços ou pernas. São basicamente códigos de computador que capturam, processam, analisam e publicam dados, textos e imagens de maneira autônoma”, detalha o diretor de Tecnologia.

Para acompanhar os novos casos, óbitos, evolução e outras informações envolvendo o novo coronavírus, basta acessar o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu em agenciatatu.com.br/coronavirus.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

mulher segura bloco de construção criado com materiais recicláveis de carapaças de siri

Blocos ecológicos: carapaças e conchas se tornam material de construção em Alagoas

Reportagem especial da Agência Tatu mostra como resíduos se transformaram em materiais sustentáveis através da ciência
SururuBot Agencia Tatu - Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Agência Tatu lança robô que escreve matérias de utilidade pública com auxílio de IA

Projeto piloto divulga vagas de emprego em Maceió e é o primeiro da startup que utiliza Inteligência Artificial generativa; todo conteúdo passa por revisão humana
fake cepa braskem - É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

É falso! Colapso de mina da Braskem não deve afetar principal avenida de Maceió

Avenida Fernandes Lima está fora da área de risco; Entenda nos mapas
capa fake violencia alagoas - É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

É  falso! Violência em Alagoas não aumentou em 2023

Dados de 2022 e 2023 mostram redução de 1,2% no número de casos de mortes violentas intencionais; feminicídio teve queda de 34%