Covid-19: Monitor da Agência Tatu conta com tecnologia de ponta e robôs | Agência Tatu de Jornalismo de Dados

Covid-19: Monitor da Agência Tatu conta com tecnologia de ponta e robôs

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Ferramenta foi lançada com atualizações nesta terça-feira (5) 

Por Agência Tatu

A informação confiável tem se mostrado um dos principais meios para evitar a propagação do novo coronavírus. Desde março, o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu assume essa função de mostrar, de forma clara e objetiva, o comportamento do vírus em Alagoas. Agora com uma captação utilizando robôs e tecnologia avançada, o veículo relança a plataforma. Confira aqui.

Com o novo mecanismo, o monitor passa a contar com uma atualização diária automatizada, em que um robô, desenvolvido pela equipe da Agência Tatu, coleta as informações direto do repositório de dados públicos Brasil.IO. De março a novembro, o monitor era atualizado também diariamente, mas de forma manual, com as informações obtidas nos boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Monitor da Covid-19 hoje

Por meio de uma página interativa e uma visualização interessante, o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu é uma das ferramentas de acompanhamento do vírus no estado de maior sucesso entre a população. 

De acordo com o diretor de tecnologia da Tatu, Lucas Maia, a ideia de relançar o monitor utilizando mais tecnologia surge da necessidade de informar, de maneira mais visual e simples, a situação da Covid-19, em Alagoas, em tempo real. “O recente aumento na curva de casos e mortes pela doença no estado voltou a assustar os alagoanos. É nesse cenário de dúvidas e incertezas que relançamos o monitor”, explica Maia.

Foto: Unsplash

Já a automatização da coleta de dados é uma marca da Agência Tatu já desenvolvida também em outros projetos. “Ao pensar em robôs a maioria das pessoas imagina máquinas humanóides vindas de filmes de ficção científica. No entanto, a maior parte dos robôs que trabalham por aí não possuem braços ou pernas. São basicamente códigos de computador que capturam, processam, analisam e publicam dados, textos e imagens de maneira autônoma”, detalha o diretor de Tecnologia.

Para acompanhar os novos casos, óbitos, evolução e outras informações envolvendo o novo coronavírus, basta acessar o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu em agenciatatu.com.br/coronavirus.

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.