A informação confiável tem se mostrado um dos principais meios para evitar a propagação do novo coronavírus. Desde março, o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu assume essa função de mostrar, de forma clara e objetiva, o comportamento do vírus em Alagoas. Agora com uma captação utilizando robôs e tecnologia avançada, o veículo relança a plataforma. Confira aqui.
Com o novo mecanismo, o monitor passa a contar com uma atualização diária automatizada, em que um robô, desenvolvido pela equipe da Agência Tatu, coleta as informações direto do repositório de dados públicos Brasil.IO. De março a novembro, o monitor era atualizado também diariamente, mas de forma manual, com as informações obtidas nos boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Por meio de uma página interativa e uma visualização interessante, o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu é uma das ferramentas de acompanhamento do vírus no estado de maior sucesso entre a população.
De acordo com o diretor de tecnologia da Tatu, Lucas Maia, a ideia de relançar o monitor utilizando mais tecnologia surge da necessidade de informar, de maneira mais visual e simples, a situação da Covid-19, em Alagoas, em tempo real. “O recente aumento na curva de casos e mortes pela doença no estado voltou a assustar os alagoanos. É nesse cenário de dúvidas e incertezas que relançamos o monitor”, explica Maia.

Foto: Unsplash
Já a automatização da coleta de dados é uma marca da Agência Tatu já desenvolvida também em outros projetos. “Ao pensar em robôs a maioria das pessoas imagina máquinas humanóides vindas de filmes de ficção científica. No entanto, a maior parte dos robôs que trabalham por aí não possuem braços ou pernas. São basicamente códigos de computador que capturam, processam, analisam e publicam dados, textos e imagens de maneira autônoma”, detalha o diretor de Tecnologia.
Para acompanhar os novos casos, óbitos, evolução e outras informações envolvendo o novo coronavírus, basta acessar o Monitor da Covid-19 da Agência Tatu em agenciatatu.com.br/coronavirus.