Seleção brasileira teve apenas 10% de nordestinos em Copas do Mundo

Dos 355 jogadores e técnicos que já passaram pela seleção em Copas do Mundo, somente 35 são nordestinos

Capa da matéria "Seleção brasileira teve apenas 10% de nordestinos em Copas do Mundo". Ilustração digital de fundo sólido verde, com um mapa cinza do nordeste brasileiro e na frente três jogadores de futebol.
Compartilhe

Ser o único país cuja seleção masculina de futebol participou de todas as Copas do Mundo da FIFA faz jus ao título de “país do futebol” para o Brasil. Para conhecer melhor os times que fizeram parte do campeonato mundial, a Agência Tatu fez um levantamento da naturalidade de todos os jogadores e técnicos que já passaram pela seleção brasileira ao longo das Copas do Mundo e os dados revelam que, dentre os 355 futebolistas, somente 35 são nordestinos.

O número representa apenas 9,85% do total de jogadores e se mostrou bastante variável ao longo do tempo, tendo a Copa de 1998 na França a maior quantidade de nordestinos na seleção brasileira, um total de seis. Já as Copas na Itália (1934) e França (1938) não tiveram nenhum jogador da região Nordeste.

Infográfico com o título "Participação de nordestinos em Copas do Mundo da FIFA". Trata-se de uma ilustração digital com fundo roxo e bolas de futebol que vão de 1 a 6 de acordo com a quantidade de convocados nordestinos naquela edição da copa.

No ranking de jogadores brasileiros que mais participaram de Copas do Mundo, o primeiro lugar é do nordestino Zagallo, natural de Alagoas, que fez parte de cinco campeonatos, seja como atacante ou como treinador da seleção brasileira. Em seguida, alguns nomes, que não são de nordestinos, aparecem com quatro repetições, como os cariocas Thiago Silva e Ronaldo, o paulista Cafu e o gaúcho Dunga.

Card sobre o brasileiro que mais participou de Copas do Mundo é nordestino. Título "Brasileiro que mais participou de Copas do Mundo pela seleção é nordestino".

De todos os estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro são os que mais se destacam quanto à naturalidade dos jogadores e técnicos da seleção brasileira entre todas as Copas do Mundo. São Paulo soma 117 futebolistas e o Rio de Janeiro teve 102. Da região Nordeste, Bahia é o estado que mais teve jogadores na seleção, com um total de 14 ao longo das copas.

Nove estados do Brasil aparecem com nenhuma representação de jogador ou técnico na seleção brasileira, entre todas as 22 Copas do Mundo da FIFA, são eles: Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Naturalidade de jogadores e técnicos que participaram da seleção brasileira em Copas do Mundo

Metodologia

A Agência Tatu coletou os dados dos jogadores convocados em todas as Copas do Mundo da FIFA por meio de dados disponíveis no site da Wikipédia e checou o local de nascimento de cada um dos jogadores e técnicos.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capas Tatu 6 1 1 - 32% das jogadoras do Brasil na Copa do Mundo Feminina são nordestinas; confira o perfil

32% das jogadoras do Brasil na Copa do Mundo Feminina são nordestinas; confira o perfil

Dados mostram que a faixa de idade mais comum na equipe é entre 21 e 24 anos e 25 a 30 anos
CRB x CSA 1 - Pelo quinto ano consecutivo, CRB e CSA decidem o Campeonato Alagoano

Pelo quinto ano consecutivo, CRB e CSA decidem o Campeonato Alagoano

Entre 2016 e 2020, o Galo conquistou três vezes o título do estadual. Já o Azulão, foi bicampeão nas temporadas 2018 e 2019
Capa da matéria sobre empreendedores surdos do Nordeste. Fundo em azul com mãos, em preto e branco, fazendo os sinais em Libras formando a palavra Negócio Acessível".

Empreendedores surdos provam que deficiência não limita capacidade de ter a própria empresa

Reportagem especial traz histórias de três empreendedores surdos e seus negócios
copa do mundo dados agencia tatu 01 - Veja dados e curiosidades das seleções e jogadores nas Copas do Mundo

Veja dados e curiosidades das seleções e jogadores nas Copas do Mundo

Reportagem traz análises exclusivos sobre os mundiais desde a primeira edição, em 1930