O que disse Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, durante a pandemia

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Senador foi designado relator da comissão pelo presidente eleito, Omar Aziz (PSD-AM)

Senador Renan Calheiros, do MDB-AL (Foto: Agência Senado)

Por Agência Tatu

Envolvido entre os assuntos políticos mais comentados dos últimos dias, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid (CPI). Essa Comissão vai apurar se houve falhas no enfrentamento à doença no Brasil e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Protagonista de umas das mais importantes CPIs já formadas, a Agência Tatu analisou os dados do Twitter do senador, que fechou seu perfil recentemente apenas para seguidores, e verificou o que foi dito pelo parlamentar durante o período de pandemia.

Crítico ferrenho do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, a palavra “Moro” aparece como a mais citada no seu twitter desde que a pandemia foi decretada pela OMS, seguida por “Brasil”, “Senado”, “Contra”, “STF”. A palavra CPI também aparece no top 10 das mais faladas na rede social do senador nos últimos 13 meses.

O que disse Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, durante a pandemia

A metodologia consiste na elaboração de uma visualização feita a partir da ferramenta wordclouds. Em tese, quanto mais uma palavra aparece em evidência, mais se imagina que seja uma das prioridades de suas ações e pensamentos durante esse período.

Entenda

Antes de ser indicado pelo presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), o alagoano foi impedido de ocupar a função pela 2ª Vara Federal Cível do DF que acolheu uma ação popular ajuizada pela deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Na decisão proferida na última segunda-feira (26), o magistrado Charles Renaud Frazão de Moraes acolheu os argumentos apresentados por Zambelli de que Renan não poderia ser o relator, já que é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

No twitter, o senador chegou, inclusive, a se manifestar alegando que qualquer decisão do TRF1 não poderia ser utilizada sobre o parlamento.

Foto: reprodução do Twitter

Menos de um dia depois, no entanto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região derrubou a decisão da Justiça Federal do Distrito Federal, que vetava o emedebista (MDB-AL) como relator da CPI da Covid.

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:
Veja o ranking das palavras mais usadas no twitter por Renan Calheiros desde o início da pandemia

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.