Confira a ordem de votação nas urnas para o 2º turno das eleições 2022

Ordem dos candidatos muda, mas processo eleitoral permanece igual

Capa para a matéria "Confira a ordem de votação nas urnas para o 2º turno das eleições 2022" da Agência Tatu. Ilustração digital com o modelo novo da urna sob fundo de cor sólida e um balão de fala saindo da urna dizendo '2º turno'.
Compartilhe

A quantidade de cargos para votar é menor no 2º turno das eleições, onde o voto para presidente é obrigatório em todo o país, mas alguns estados terão 2º turno para governador. Nestes casos, a ordem de votação nas urnas eletrônicas será diferente, mas o processo de votação permanece o mesmo do 1º turno.

A Agência Tatu reuniu as informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e explicou quais as diferenças na votação do 1º e 2º turno.

Como será a ordem de votação nas urnas neste 2º turno

No primeiro turno foi preciso votar para  todos os cargos: deputado federal (quatro dígitos), deputado estadual ou distrital (cinco dígitos), senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos).

Já no 2º turno, a ordem será diferente. O voto para presidente é obrigatório em todos os estados, porém 12 estados terão segundo turno também para governador. Assim, a ordem poderá ser governador (dois dígitos) primeiro e depois presidente (dois dígitos) ou somente presidente.

Confira a lista com todos os estados que terão 2º turno para governador:

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Espírito Santo
  • Mato Grosso do Sul
  • Paraíba
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Sergipe

O processo de votação no 2º turno é igual ao do 1º turno. É preciso apresentar um documento oficial com foto e também é possível votar com o título de eleitor digital, o E-título. O local de votação permanece o mesmo, a não ser em casos de transferência temporária divergente da primeira.

Os eleitores que estavam em situação regular no 1º turno e não compareceram no dia das eleições, poderão votar normalmente no 2º turno. Todas as regras e normas para o dia das eleições permanecem valendo e devem ser seguidas.

Veja o vídeo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrando como votar no segundo turno das eleições 2022:

Simulador virtual do TSE

O TSE disponibilizou um simulador virtual da urna eletrônica que já está atualizado para o 2º turno das eleições e serve como um teste. Na ordem do simulador, começa pelo governador e então vai para o presidente, todos os candidatos são personagens fictícios e foram criados apenas para a demonstração de funcionamento das urnas eletrônicas.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa: presos podem votar? Ilustração com urna eletrônica e pessoa algemada

Presos podem votar no Brasil?

No Brasil o voto de pessoas privadas de liberdade é permitido apenas aos presos provisórios e adolescentes custodiados; Menos de 7% dos presos provisórios brasileiros estão aptos a votar nas Eleições 2022
Capa da matéria "Eleições 2022: o que é a democracia e quais regimes políticos já passaram pelo Brasil". Ilustração digital que traz um fundo azul, várias mãos para o alto e alguns balões de dialógo logo acima.

Eleições 2022: o que é a democracia e quais regimes políticos já passaram pelo Brasil

Democracia tem sido elemento central no debate eleitoral de 2022
Capa_matéria_Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa

Sem vagas, cemitérios de Maceió enterram 80% dos mortos em cova rasa 

Interdição do cemitério Santo Antônio devido ao afundamento de solo causado pela mineradora Braskem agravou a situação funerária
Fotomontagem com cartão de crédito escrito Cartão da Presidência - CAPA - Bolsonaro-gastou-mais-de-R4-milhoes-no-cartao-corporativo

Em visitas ao Nordeste, Bolsonaro gastou mais de R$4 milhões no cartão corporativo

Valores se referem aos gastos do cartão corporativo da Presidência da República; a maior parte dos gastos são de alimentação e hospedagem.