Prioridade na vacinação, maioria dos idosos residentes em abrigos de Maceió já teve Covid-19

Primeira etapa prevê imunização de todo esse grupo na capital

Vacinac o idosos - Prioridade na vacinação, maioria dos idosos residentes em abrigos de Maceió já teve Covid-19
Compartilhe

Após receber mais de 12 mil doses da Coronavac, Maceió iniciou a imunização esta semana. No entanto, como a quantidade de vacinas recebidas não foi suficiente para a toda a primeira fase do Plano Municipal de Imunização, a vacinação foi dividida em etapas que priorizam os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e idosos das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) da Capital.

Este público é considerado prioritário pelo potencial de contaminação que possui. Nas 18 ILPIs registradas e acompanhadas pela Secretaria de Saúde de Maceió, devem ser imunizados 527 idosos. Deste total, 302 já contraíram Covid-19, ou seja, 57,3%, conforme dados coletados pela Agência Tatu. Deste número de idosos acolhidos nestes locais, dez faleceram por complicações da doença.

De acordo com Taíse Ribeiro, responsável pela comissão instituída pela SMS para enfrentamento da Covid-19 nos abrigos, desde o início da pandemia foi visto a vulnerabilidade deste público e pensado em como diminuir o agravamento e mortes dos usuários pelo novo coronavírus.

“Iniciamos no mês de abril, formando uma comissão para enfrentamento da Covid-19 nas Ilpis, integrando diversas áreas da saúde, como vigilância, assistência e laboratórios, com uma equipe multidisciplinar, onde acompanhávamos os casos sintomáticos, realizando visita médica, investigação do caso e do óbito, além de atendimento por diversos profissionais, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista”, explicou.

Ainda segundo Taíse, neste período foram testados todos os funcionários e idosos das instituições, além da realização de exames laboratoriais e de imagem nos idosos, o que ajudou a evitar o agravamento dos casos e promoveu a ida precoce aos serviços de saúde.

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:
Botao Monitor Covid 19 - Prioridade na vacinação, maioria dos idosos residentes em abrigos de Maceió já teve Covid-19

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

image 21 - O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

O melhor carnaval de todos os tempos! Veja como foi o carnaval pós pandemia da Gripe Espanhola

Relatos trazem esperança de comemoração após pandemia da Covid-19
Capa da matéria "Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar". Ilustração digital com fundo verde, mapa do Nordeste, círuclo preenchido em 16% e quatro seringas uma ao lado da outra.

Apenas 16% dos nordestinos tomaram a quarta dose da vacina contra a Covid-19; saiba quem pode se vacinar

Piauí é o estado brasileiro onde mais pessoas se vacinaram com a segunda dose de reforço
Capa materia Covid 1 - Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Alagoas tem o maior volume de mortes por Covid-19 desde agosto do ano passado

Fevereiro também registrou o maior número de novos casos desde o início da pandemia
Capa da matéria sobre a preocupação de brasileiros com a covid na China

Aumento de casos de Covid na China preocupa brasileiros

É o que mostra a plataforma Google Trends, que aponta ainda as dúvidas mais elencadas no Brasil; veja o que diz especialista