Seis jornalistas alagoanos morreram por Covid-19 este ano

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Brasil é o país com maior número de jornalistas mortos pela doença em todo o mundo

Jornalistas alagoanos que faleceram devido à Covid-19 (Foto: arquivo pessoal)

Por Agência Tatu

Considerada como profissão essencial, os jornalistas estão na linha de frente da pandemia do novo coronavírus antes mesmo da confirmação do primeiro caso no país. Desde então, 213 jornalistas morreram por complicações da Covid-19 no Brasil, que se tornou o país com mais profissionais vítimas da doença. Em Alagoas, seis morreram; todos em 2021.

Os números apontam ainda que só nos quatro primeiros meses deste ano – janeiro a abril – 124 profissionais faleceram por complicações da doença, ou seja, uma média de um jornalista que morreu por dia por causa do novo coronavírus em todo o país. Os dados coletados pela Agência Tatu foram apurados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pela organização internacional Press Emblem Campaign (PEC). 

Os números do Brasil são os mais alarmantes do mundo, sendo seguido pela Índia e pelo Peru. 

Um dado ainda mais preocupante é que as mortes de profissionais da imprensa vem aumentando ao longo do tempo. O primeiro quadrimestre deste ano vitimou 59% mais jornalistas do que em todo o ano de 2020. Enquanto no ano passado foram 78 mortes, em 2021 foram registrados 124 óbitos de comunicadores no Brasil.

Em Alagoas, seis jornalistas faleceram em virtude de complicações causadas pelo novo coronavírus, deixando familiares e amigos: Aílton Villanova, Átila Vieira, Bernardino Souto, Falcon Barros, Reinaldo Cabral Silva e Sandro Oliveira.

Veja abaixo o vídeo feito pela reportagem da Agência Tatu em memória dos profissionais alagoanos que morreram de Covid-19.

Jornalistas alagoanos faleceram este ano (Vídeo: Agência Tatu)

*Variações nos números se dão em razão de revisões que são constantemente realizadas pela FENAJ, inclusive atualizando meses anteriores. O valor total de 213 é o número oficialmente informado.

Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real:

Assine a nossa newsletter

Recomendadas pra você

Receba conteúdo gratuito da Tatu diretamente no seu WhatsApp.