Veja dados e curiosidades das seleções e jogadores nas Copas do Mundo

Reportagem traz análises exclusivos sobre os mundiais desde a primeira edição, em 1930

copa do mundo dados agencia tatu 01 scaled - Veja dados e curiosidades das seleções e jogadores nas Copas do Mundo
Compartilhe

Desde a primeira Copa do Mundo, realizada em 1930 no Uruguai, 10.972 jogadores foram convocados para os times de mais de 80 seleções ao longo de quase 100 anos, segundo dados do World Football, analisados pela Agência Tatu.

Deste total de atletas, Montevidéu, capital uruguaia, foi a que mais teve atletas nascidos na cidade convocados para uma Copa do Mundo, com um total de 141. A segunda com mais jogadores convocados foi o Rio de Janeiro, com 96 nascidos na cidade.

Quando o assunto é a altura dos atletas, o mundial deste ano se destaca. O atual goleiro da seleção holandesa, Andries Noppert, é o jogador mais alto que já jogou em uma Copa do Mundo, com 2,03 metros.

Esta edição também tem um dos jogadores mais baixos que já atuou em um mundial, o marroquino Ilias Chair, com 1,58 metro, perdendo apenas para um jogador do Congo Mambwene Mana (1,57 m), no mundial de 1947 na Alemanha, e o sul-coreano Ji-Sung Kim (1,57 metro), na Copa da Suíça de 1954.

Entre as seleções que mais participaram das Copas do Mundo, o Brasil está no topo e é a única seleção que participou de todas as 22 edições realizadas desde 1930. A seleção alemã está na segunda colocação, com 20 participações, seguida da Itália, com 18.

 

Copa do Catar 2022

Um dado que chama a atenção é em relação ao pé com que melhor chutam os jogadores convocados por cada seleção na Copa do Mundo do Catar. Neste quesito, o Uruguai se destaca por ter convocado 23 atletas, entre os 26 totais, que chutam melhor com o pé direito.

No infográfico abaixo é possível filtrar por uma determinada seleção que atuou no mundial deste ano e ver mais características de cada um dos jogadores convocados, como o peso de cada atleta, a altura, cidade natal, data de nascimento e o melhor pé.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capas Tatu 6 1 1 - 32% das jogadoras do Brasil na Copa do Mundo Feminina são nordestinas; confira o perfil

32% das jogadoras do Brasil na Copa do Mundo Feminina são nordestinas; confira o perfil

Dados mostram que a faixa de idade mais comum na equipe é entre 21 e 24 anos e 25 a 30 anos
CRB x CSA 1 - Pelo quinto ano consecutivo, CRB e CSA decidem o Campeonato Alagoano

Pelo quinto ano consecutivo, CRB e CSA decidem o Campeonato Alagoano

Entre 2016 e 2020, o Galo conquistou três vezes o título do estadual. Já o Azulão, foi bicampeão nas temporadas 2018 e 2019
Capa da matéria "Seleção brasileira teve apenas 10% de nordestinos em Copas do Mundo". Ilustração digital de fundo sólido verde, com um mapa cinza do nordeste brasileiro e na frente três jogadores de futebol.

Seleção brasileira teve apenas 10% de nordestinos em Copas do Mundo

Dos 355 jogadores e técnicos que já passaram pela seleção em Copas do Mundo, somente 35 são nordestinos
futebol antigo no chao de concreto 24076 477 - Clubes de Alagoas devem mais de R$ 13 milhões à União

Clubes de Alagoas devem mais de R$ 13 milhões à União

ASA, CSA e Murici figuram a lista de endividados