Oi, gente! Aqui é Graziela França, diretora de conteúdo da Tatu.
E mais um ano vai chegando ao fim! São tantas coisas para comemorar em um ano com tantas emoções. Foram eleições muito disputadas, Copa do Mundo sem hexa e muitos projetos na Tatu!
Este ano completamos cinco anos de existência com muito a comemorar: ampliação da equipe, projetos em parceria com grandes empresas, produções premiadas e muito jornalismo de dados local. Ampliamos nosso conteúdo para outros estados do Nordeste, combatemos a desinformação nas eleições da nossa amada região e fizemos nosso primeiro evento de jornalismo inovador local.
Em 2023, fomos selecionados em três programas de aceleração e financiamento: Acelerando a Transformação Digital e Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, ambos iniciativa da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta; e para o News Equity Fund (Fundo de Equidade para o Jornalismo, em tradução livre), que selecionou organizações de todo o mundo.
Com o Nordeste Sem Fake e a nossa robô Dandara, combatemos a desinformação fazendo checagem de fatos voltada para as eleições no Nordeste. Foram dezenas de checagens criteriosamente produzidas e muita repercussão nacional e até internacional (a Tatu não é fraca, não!)
Fizemos parte da programação dos maiores eventos de jornalismo de dados do país: Domingo de Dados, que integra o Congresso da Abraji, e a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda). No primeiro, eu falei sobre como produzir um jornalismo de dados de impacto e com foco local. Já no segundo, nosso diretor de visualização, Lucas Thaynan, ensinou a utilizar ferramentas de visualização.
Também integramos a edição local do Festival 3i de Jornalismo, que aconteceu em Recife, Pernambuco. Por lá, nosso diretor de tecnologia, Lucas Maia, falou sobre os desafios no combate à desinformação.
Não paramos, viu? Realizamos mais um sonho! A primeira edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano foi um sucesso e juntou muitos estudantes e jornalistas para debater o presente e futuro da profissão, além de tratar sobre o empreendedorismo no jornalismo. Tivemos convidados muito especiais, como Carlos Madeiro, que é colunista do Uol, Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Gabriela Caesar, da Google Brasil. Foi demais!
Fomos finalistas da quarta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com a matéria o Voo dos MEIs, na categoria visualização. Foi uma honra falar sobre a reportagem ao lado de outras produções fantásticas e que admiramos tanto.
Fizemos parcerias e publicamos matérias com veículos e organizações que somos fãs, como AZ Mina, Data Privacy e Transparência Internacional e duas da FGV.
Ufa! Tentamos resumir, mas foi um ano e tanto! E para voltar com tudo na segunda semana de janeiro, faremos uma pausa na nossa Newsletter e nas publicações de matérias na próxima semana, mas antes não poderíamos deixar de agradecer por nos acompanhar e celebrar 2022 conosco. Que 2023 venham mais conquistas para a Tatu, para o jornalismo independente do Nordeste e para todos vocês. Feliz Ano Novo!