Editorial: E que venham mais conquistas para o jornalismo de dados do Nordeste em 2023!

Time Tatu se despede de 2022 e fará uma breve pausa na primeira semana de janeiro

Capa da publicação "Editorial: e que venham mais conquistas para o jornalismo de Dados do Nordeste em 2023". Trata-se de uma colagem com alguns registros da Agência Tatu no ano de 2022.
Compartilhe

Oi, gente! Aqui é Graziela França, diretora de conteúdo da Tatu.
E mais um ano vai chegando ao fim! São tantas coisas para comemorar em um ano com tantas emoções. Foram eleições muito disputadas, Copa do Mundo sem hexa e muitos projetos na Tatu!

Este ano completamos cinco anos de existência com muito a comemorar: ampliação da equipe, projetos em parceria com grandes empresas, produções premiadas e muito jornalismo de dados local. Ampliamos nosso conteúdo para outros estados do Nordeste, combatemos a desinformação nas eleições da nossa amada região e fizemos nosso primeiro evento de jornalismo inovador local.

Em 2023, fomos selecionados em três programas de aceleração e financiamento: Acelerando a Transformação Digital e Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, ambos iniciativa da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), com apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta; e para o News Equity Fund (Fundo de Equidade para o Jornalismo, em tradução livre), que selecionou organizações de todo o mundo.

Com o Nordeste Sem Fake e a nossa robô Dandara, combatemos a desinformação fazendo checagem de fatos voltada para as eleições no Nordeste. Foram dezenas de checagens criteriosamente produzidas e muita repercussão nacional e até internacional (a Tatu não é fraca, não!)

Fizemos parte da programação dos maiores eventos de jornalismo de dados do país: Domingo de Dados, que integra o Congresso da Abraji, e a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda). No primeiro, eu falei sobre como produzir um jornalismo de dados de impacto e com foco local. Já no segundo, nosso diretor de visualização, Lucas Thaynan, ensinou a utilizar ferramentas de visualização.

Também integramos a edição local do Festival 3i de Jornalismo, que aconteceu em Recife, Pernambuco. Por lá, nosso diretor de tecnologia, Lucas Maia, falou sobre os desafios no combate à desinformação.

Não paramos, viu? Realizamos mais um sonho! A primeira edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano foi um sucesso e juntou muitos estudantes e jornalistas para debater o presente e futuro da profissão, além de tratar sobre o empreendedorismo no jornalismo. Tivemos convidados muito especiais, como Carlos Madeiro, que é colunista do Uol, Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Gabriela Caesar, da Google Brasil. Foi demais!

Fomos finalistas da quarta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com a matéria o Voo dos MEIs, na categoria visualização. Foi uma honra falar sobre a reportagem ao lado de outras produções fantásticas e que admiramos tanto.

Fizemos parcerias e publicamos matérias com veículos e organizações que somos fãs, como AZ Mina, Data Privacy e Transparência Internacional e duas da  FGV.

Ufa! Tentamos resumir, mas foi um ano e tanto! E para voltar com tudo na segunda semana de janeiro, faremos uma pausa na nossa Newsletter e nas publicações de matérias na próxima semana, mas antes não poderíamos deixar de agradecer por nos acompanhar e celebrar 2022 conosco. Que 2023 venham mais conquistas para a Tatu, para o jornalismo independente do Nordeste e para todos vocês. Feliz Ano Novo!

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

121 - Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Confira a retrospectiva da Agência Tatu de Jornalismo de Dados!
1 3 1 - Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Agência de jornalismo de dados comemora novo ciclo com mais alcance, premiações e conquistas 
20220614 092330 - Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Veículo foi um dos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais; mais três iniciativas de Alagoas também foram contempladas
Capa da matéria ''Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apesar da redução, Nordeste é a região com maior número de desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo